Fire assina campanha da Estação Conhecimento Vale

A campanha tinha por objetivo quebrar paradigmas e mostrar o trabalho desenvolvido na Estação Conhecimento Serra, transformando vidas. Há 6 anos atrás, a ONU liberou uma pesquisa em que o município da Serra foi considerado o mais violento da América Latina. Para reverter essa situação e quebrar esse paradigma, a Vale criou o Projeto Estação Conhecimento Serra, em parceria com a Fundação Vale e a Prefeitura da Serra. Uma iniciativa com várias ações educativas, baseadas em valores humanos, para mudar a história de vida de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade social. Diante disso, a Fire precisava mostrar o trabalho desenvolvido na Estação Conhecimento Serra desde o início e não apena os seus resultados.

Na prática, o antes e o depois da estação Conhecimento Serra
Para mostrar todo o trabalho realizado na Estação Conhecimento Serra e seus efeitos na comunidade, nossa estratégia foi desenvolver uma campanha mostrando a história de algumas pessoas que passaram pela Projeto, falando como sua vida era antes e como melhorou depois dessa iniciativa.

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A campanha era motivacional e tinha personagens reais
A campanha se desenvolveu por três temas distintos: música, esporte e empreendedorismo. Desta forma, tivemos três personagens reais: o Matheus, aluno do Vale Música; a Kanandra, aluna do Brasil Vale Ouro e o Geraldo, que começou pelo programa de esportes, passou pelo empreendedorismo e hoje é voluntário da Estação Conhecimento Serra. Com um tom motivacional, a campanha contou com depoimentos reais desses alunos, seus professores e familiares em filmes, spot de rádio, anúncios, peças de internet, busdoor e bustop.

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Filmes da campanha

 

Ficha Técnica
Agência: Fire
Cliente: Vale
Diretor de arte: Pedro Tauffer
Redatora: Priscila Perovano
Atendimento: Bruno Weigert, Paula Stockler e Mirella Orseti
Produção Gráfica: Luiz Macena
Mídia: Keila Nascimento e Sarah Brumatti
Aprovação: Mauricio Manzali e Bruno Piazzarollo

Vale Realiza o primeiro Birding Photo Challenge
No último final de semana a Reserva Natural Vale, em Linhares, foi palco de mais um pioneirismo no Brasil, com a realização de um concurso de fotografia de Aves com 18 competidores em 6 veículos e um auditor para cada trio formado. O Evento contou com competidores do todo o Espirito Santo e uma convidada (Silvia Linhares) de São Paulo. Recebemos muitos feedback positivos e muitas mensagens de quem “acompanhou” de fora o evento.

1 Lugar - Andrea Farias (Foto 15) Os jurados foram Guto Carvalho (Organizador do Avistar América Latina), Capitão Fabrício (Polícia Ambiental), Leonardo Merçon (Instituto últimos Refúgios) e Dolores Colle (Presidente CBH-Barra Seca e Secretária de MA de Sooretama). A seguir os nomes dos vencedores. 1º Lugar – Andrea Faria, Vitória-ES. Foto: Sovi, em 2º Lugar – Gil Peres, Aracruz-ES. Foto: Miudinho e em 3º Lugar – João Linhares, Vitória-ES. Caburé. Na foto, da esquerda para direita< João Linhares, Gil Ribeiro peres e a Andréa Farias.

OS 3 VENDEDORES DO CONCURSO DE AVES
Conhecendo por dentro da Reserva
A Reserva Natural Vale é abrigo de aproximadamente 391 espécies de aves, o que corresponde a cerca de 21% das espécies registradas em todo o país. Entre elas, estão algumas ameaçadas de extinção como o mutum do bico vermelho (Crax blumenbachii), o macuco (Tinamus solitarius) e a Gavião-real (Harpia harpyja), considerada a maior ave de rapina da América do Sul. Junto com a Reserva Biológica de Sooretama, a Reserva Natural Vale é classificada pela BirdLife International como Important Bird Area, em função do número significativo de espécies endêmicas e ameaçadas encontradas nesse bloco único da Mata Atlântica.

TODA EQUIPE NA RESERVA VALE
Pesquisa sobre a ArcelorMittal Tubarão revela seu impacto e influência na economia capixaba
Cinco especialistas assinam um relatório técnico que acaba de ser lançado, aqui no Espírito Santo, com informações relevantes, números e conclusões sobre as interações de uma das maiores indústrias de aço do Estado na economia e na sociedade capixaba. No estudo, eles detalham história, evolução, contribuição social e econômica da empresa, que opera na Serra desde 1983 e é hoje benchmarking em gestão ambiental e uma das maiores produtoras de aço do mundo.

Os responsáveis pela pesquisa
São responsáveis pelo estudo Angela Maria Morandi, doutora em Teoria Econômica pela Unicamp/SP e professora aposentada do Departamento de Economia da Ufes; Gutemberg Hespanha Brasil, mestre em Engenharia de Produção, doutor em Estatística pela PUC/RJ e professor titular do Mestrado em Economia e do Mestrado em Gestão Pública da Ufes; Sandro Barbiero Allochio, consultor credenciado do Sebrae e do Banco do Nordeste com mestrado e graduação em Economia (Ufes) e MBA em Finanças, Auditoria e Consultoria pela FGV; Carlos Umberto Felipe, graduado em Engenharia Civil (Ufes) e Fábio Santos Grillo, graduado em Ciências Contábeis (Faesa). O relatório técnico sobre a ArcelorMittal Tubarão está disponível no site da empresa (tubarao.arcelormittal.com ).(foto dos responsáveis pela pesquisa da Arcelor mittal )

equipe responsável pela pesquisa da arcelor mittal
Desenvolvimento sustentável
O mundo mudou. E a cadeia de produção do aço também. Segundo o relatório publicado pelo grupo, cada vez mais os produtores do segmento têm estado alinhados aos desafios globais do desenvolvimento sustentável. Entre os objetivos estão criar e disseminar práticas voltadas a dar maior eficiência ao uso dos recursos naturais; aumentar a segurança para as pessoas; e minimizar os impactos no meio ambiente.

O estudo técnico sobre a ArcelorMittal Tubarão revela que, entre 1996 e 2016, a participação anual média da empresa foi de 16,6% do aço bruto nacional e manteve um ritmo positivo de evolução no período. Enquanto sua produção aumentou 96,9% no período, a média da siderurgia nacional evoluiu 23,9%. Até mesmo nos momentos mais difíceis da siderurgia do país, como em 1999, 2001 e, especialmente, em 2009, a empresa capixaba não apresentou queda da produção com a mesma intensidade das demais usinas. E mais: de 2012 para 2016, a empresa teve crescimento contínuo da produção, passando de 4,4 milhões de toneladas (Mt) para 7 Mt. Neste período, a siderurgia brasileira teve redução de 34,5 Mt para 31,3 Mt.planta da arcelor mittal
Um dos dados mais relevantes levantados pela pesquisa aponta que, entre 1996 e 2016, a produtora de aço fez investimentos equivalentes a 30% do total de investimentos feitos pelo Governo do Estado do Espírito Santo. Houve períodos, como em 2005, que a empresa chegou a superar os investimentos da administração pública. Enquanto naquele ano, a empesa investiu US$ 820,05 mil, o Governo investiu US$ 564,30 mil.

Market share
O desempenho em vendas da ArcelorMittal Tubarão tem sido bem superior à média da siderurgia brasileira nos segmentos de placas e laminados planos, nos últimos anos. De acordo com a pesquisa, entre 2004 e 2016, a empresa ampliou sua participação nas vendas internas, de 7,6% para 12,1%, e nas externas, de 35,8% para 36,7%. Com isso, elevou seu market share nos dois segmentos de 20,9% para 25,5%.

LTQ: 15 anos de evolução
Neste ano o Laminador de Tiras a Quente (LTQ) da ArcelorMittal Brasil completa 15 anos de operação. O equipamento, que permitiu o fortalecimento da empresa nos mercados e registra uma trajetória de evolução tanto na quantidade quanto na qualidade da produção, foi inaugurado em 2002 com capacidade nominal de produção de 2 milhões de toneladas/ano de bobinas a quente. Atualmente, o LTQ opera em ritmo de 4,2 Mt/ano, numa expansão alcançada com investimentos contínuos em melhorias, com destaque para a implantação do segundo forno de reaquecimento, em 2009. Paralelamente, o equipamento introduziu novos processos que permitiram fortalecer sua versatilidade em termos de produto final. O LTQ produz bobinas com lâminas com espessura de 1,2 a 19 milímetros e em uma grande variedade de tipos de aço, incluindo os de alta resistência, atendendo a novas demandas dos setores consumidores, como o automotivo, como segurança e leveza. ( foto do LTQ da Arcelor Mittal )

LTQ da Arcelor Mittal
Uma das principais formas de medir a contribuição de uma empresa para o desenvolvimento da região onde está inserida é o volume de impostos recolhidos. Nesse quesito, a ArcelorMittal Tubarão é um dos principais destaques do meio industrial capixaba. De acordo com a pesquisa, entre os anos de 2004 e 2016, o recolhimento médio anual de impostos pela ArcelorMittal Tubarão foi de R$ 204,2 milhões para o Governo Estadual; R$ 4,5 milhões para a Prefeitura de Vitória e de R$ 3,0 milhões para a Prefeitura da Serra.

Investindo em casa
Priorizar fornecedores locais é um ótimo negócio para as grandes indústrias capixabas. Desde que adotou a estratégia de dar preferência às compras no Espírito Santo, a ArcelorMittal Tubarão tem intensificado sua inserção na economia estadual e contribuído para alavancar a qualificação dos fornecedores locais. De acordo com o estudo técnico, entre os anos de 2004 e 2016, a produtora de aço injetou mais de R$ 34 bilhões em compras de produtos e serviços na economia capixaba. Nesse período, as compras totais no Espírito Santo tiveram um crescimento da ordem de 218,2%, enquanto as compras em “outros Estados” subiram 59,9%. Esse resultado também reflete o aprimoramento do perfil dos fornecedores do mercado local que, pelo menos em parte, pode ser creditado aos esforços da ArcelorMittal Tubarão em qualificar e fortalecer as empresas capixabas.

Gestão da água
Em tempos de atenção redobrada com o uso da água, a ArcelorMittal Tubarão mostra que é possível ser sustentável também nesse quesito. Nos últimos meses, a empresa reduziu o consumo de água fornecido pelo sistema público de 2.900 m³/h para 1.840 m³/h, numa queda de 49%. A redução é resultado de um plano implantado há três anos pela empresa e voltado a antecipar ações para garantir a estabilidade da produção, diante de cenários futuros de indisponibilidade de água. E a meta é reduzir ainda mais esse volume, ao mesmo tempo em que contribui para a construção de soluções, junto com a sociedade, para evitar futuras crises hídricas no Estado.( gestão eficiente do uso da água )

uso racional da água na arcelor mittal
Enquanto aumenta sua capacidade de geração de energia elétrica, a ArcelorMittal Tubarão vem reduzindo o seu consumo. De acordo com o estudo, entre 1996 e 2016, a capacidade de geração da empresa, que é autossuficiente em energia, cresceu 221,2%, superando em 72,4 pontos percentuais o seu crescimento do consumo, que foi de 148,8%. A ArcelorMittal Tubarão gera a energia que consome por meio de um sistema de reaproveitamento dos gases produzidos no processo siderúrgico. Com isso, além de não impactar o sistema público, evita a emissão de gases na atmosfera e, ainda, obtém receita do excedente, que é comercializado no Sistema Integrado Nacional (SIN). Atualmente, a usina conta com seis centrais termelétricas que, juntas, têm capacidade para gerar 478 MW, além da Turbina de Recuperação de Topo do Alto-Forno 1, com capacidade para 12,6 MW em média. Dessa forma, Tubarão tem uma capacidade de geração de energia elétrica 49,4% superior à da EDP-Escelsa, principal fornecedora do Espírito Santo (EDP-Escelsa), cuja capacidade total é de 328,5 MW.

Capital humano
 Na contramão do setor siderúrgico brasileiro que, nos últimos dez anos, tem reduzido o número de empregados, a ArcelorMittal Tubarão tem aumentado esse índice. Enquanto o segmento com um todo reduziu seu efetivo próprio em 9,12%, no período de 1996 a 2016, a empresa capixaba ampliou seu quadro em cerca de 2,1% ao ano, no período. Somente entre 2014 a 2016, a ArcelorMittal Tubarão apresentou um crescimento de 1,3% no efetivo total, enquanto a siderurgia brasileira registrou queda de 14,7%.o capital humano da arcelor mittal
DPZ&T cria campanha para Qu4ttro Formaggi de McDonald’s
A linha Signature, do McDonald’s, acaba de ganhar um novo integrante. O Qu4ttro Formaggi chega ao cardápio da rede com uma campanha criada pela DPZ&T, com filme para TV e internet, além de material de ponto de venda e mídia exterior. A produção é assinada pela Landia.  Quatro amigos estão em uma road trip e se deparam com uma queijaria. Esse é o roteiro do filme que mostra um restaurante do McDonald’s com os amigos provando o sanduíche e relembrando a viagem. A Linha Signature, que já é focada na qualidade dos ingredientes, assume agora o papel de introduzir o consumidor ao universo dos queijos.

cena do filme de mcDonalds - quatro formaggi
Em destaque a exuberância do queijo – “ No filme, quem descobre esse universo são quatro amigos que se deparam com uma pequena queijaria no meio de sua road-trip, um tipo de viagem em que as descobertas surgem do acaso. Por outro lado, queremos mostrar o Qu4ttro Formaggi como ele é: uma exuberância de queijo. Por isso filmamos com dois diretores, um focado em contar a história, outro em mostrar a comida de um jeito grandioso, com muito appetite appeal. No final, buscamos equilibrar um sanduíche delicioso e a delícia de estar entre amigos, que é a receita desta campanha”, comenta Daniel Motta, diretor de Criação da DPZ&T.

Filme do McDonalds 4 formaggi

Ficha Técnica – Signature Qu4ttro Formaggi 
Agência: DPZ&T Comunicações S.A.
Título: Qu4ttro Formaggi
Duração: 30”/ 15”/ 5”/2”
Cliente: Arcos Dorados Comércio de Alimentos Ltda
Produto: Qu4ttro Formaggi
Direção Geral de Criação: Rafael Urenha
Direção de Criação Executiva: Sergio Mugnaini
Direção de Criação: Daniel Motta
Criação: Daniel Motta, Daniel Mattos, Tiago Zanatta, Marcel Manzano, Luciano Fonseca
Atendimento: Daniel Jotta, Mariana Magalhaes, Fabiana Sanches, Carolina Grecco
Mídia: Paulo Ilha, Rodrigo Tamer, Edera Bonato, Bruno Sabor
Planejamento: Fernando Diniz, Rodrigo Santini, Chris Toledo, Juliana Nobre
Aprovado por: Roberto Gnypek, João Branco, Gabriel Ferrari, Eloiza Zerneri
Diretora de Produção Integrada: Ducha Lopes
RTV: Karen Nakamura
Produtora: Oriental Films / Landia
Direção de Cena: Robert Llauró
Direção de Fotografia:  Diego Pavesse
Direção de Produto: Radamés
Produção executiva:  Diego Robino, Thomas Amoedo
Montagem: Mauro Sarser
Finalizador: Oriental films
Pós Produção: Oriental films
Trilha Sonora: Paulinho Corcione e Equipe Lucha
Produtora de áudio: Lucha Libre Audio
Finalização de áudio: Equipe Lucha
Locutor: Victor Bittow
Executivo/Atendimento: Thais Urenha

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