Alimentos para deixar a imunidade nas alturas

Sua imunidade anda baixa? Ou, melhor ainda, você não quer dar chance para que nenhum mal afete a sua saúde? Aposte em um prato de comida bem equilibrado, principalmente com os ingredientes certos. “Os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico. O consumo de frutas e vegetais já garante uma defesa melhor. O consumo deve ser de ... leia mais

Peixe no vapor

1 posta peixe fresco Sal a gosto Pimenta-do-reino a gosto ½ xícara (chá) de alho poro picado ½ xícara (chá) de cenoura picada ½ xícara (chá) de champignon 1 colher (sopa) de salsinha picada 1 pitada de sal grosso Azeite de oliva a gosto Modo de Preparo: Tempere o peixe com sal e pimenta. Coloque-o juntamente com o alho poro, a cenoura e o champignon numa peneira de metal e ponha no vapor. A peneira ... leia mais

Cozimento á Vapor

Legumes: os mais indicados para o preparo no vapor são: couve-flor, brócolis, nabo, couve-de-bruxelas, salsão, alho-poró, aspargo, cenoura, pimentão, cebola e batata (de preferência, cozinhe com a casca). Não se indica o cozimento do tomate no vapor pela sua elevada quantidade de água que se perde com o cozimento, resultando em uma preparação sem sabor. Peixes e frutos do mar: esse método conserva ... leia mais

Problemas de saúde que favorecem o ganho de peso

1.Células inflamadas Alimentos como pão francês, massa, açúcar, queijos amarelos e pratos industrializados demoram mais para chegar ao peso desejado, isso não é novidade. O problema é que, calorias à parte, esses alimentos são inflamatórios.Incluí-los no cardápio de todo dia, mesmo em pequenas quantidades, significa nutrir os adipócitos, células que armazenam gordura.. 2.Emoções descontroladas Na hora ... leia mais

Propriedades da Berinjela

Possui alto nível de antioxidantes, como o ácido clorogênico e as antocianinas (pigmentos antioxidantes encontrados principalmente na casca) que ajudam na prevenção ou na diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Além disso, contem manganês e o cobre que também tem função antioxidante. O cobre é necessário para a formação de hemoglobina e do colágeno, atuando na formação e reparação dos ... leia mais

Confira os benefícios das cascas dos alimentos

As pessoas costumam jogar no lixo cascas de frutas e folhas e talos de hortaliças, que muitas vezes contêm nutrientes como vitamina C, carboidratos, proteínas e fibras em quantidades maiores do que as encontradas nas partes consumidas desses produtos. Abacaxi – tem fibras, vitamina C, bromelina, enzima que protege o estômago e ajuda na digestão das proteínas. Abóbora, cenoura, manga, mamão, ... leia mais

Bolo de maçã fofinho e funcional

Ingredientes: 2 maçãs sem casca grandes (mais     1 maçã para fatiar e colocar em cima , enfeitando) 2 ovos inteiros 1 banana 1 colher de sopa de fermento em  pó 1 xícara e 1/2 de farelo de aveia integral canela em pó para polvilhar. Modo de preparo: Corte uma maçã em fatias finas, deixe reservada em uma vasilha com água filtrada e limão espremido para não escurecer. Bata 2 maçãs no liquidificador com ... leia mais

Alimentos com muito sódio podem provocar retenção de líquidos; frutas diuréticas contribuem para reverter o quadro

A retenção de líquidos, que incomoda tanta gente, acontece pelo acúmulo de fluidos no organismo, e costuma atingir principalmente pernas, mãos, pés, tornozelos e até mesmo a barriga. Alimentação correta tem papel essencial para evitar inchaço, já a alimentação errada pode causar ou agravar esse problema. Nesse caso, o sal é o vilão. Quando o nível de sódio no organismo está elevado, alguns mecanismos ... leia mais

Entenda o que é um alimento funcional

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alimento funcional é definido como “aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido, como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde”. Por possuírem certos componentes ativos, eles são capazes de prevenir ou reduzir os riscos de determinadas doenças. Na forma natural, ou seja, como ... leia mais

5 mitos da alimentação

Alimento diet é sem açúcar? Mito. O que caracteriza um alimento como diet não é a falta do açúcar, mas sim a retirada total de algum ingrediente (açúcar, sódio, gordura, proteína). Em geral destinam-se a grupos específicos, como diabéticos e hipertensos Comer rápido demais engorda? Mito. A velocidade da ingestão dos alimentos não determina engordar ou não. O que acontece é a pessoa ingerir alimentos ... leia mais