As funções das vitaminas e sais minerais no organismo

Você é daquele tipo hipocondríaco que toma remédios e vitaminas sem nenhuma prescrição Médica ou Nutricional?

Bem, é importante frisar que o uso de vitaminas e minerais em excesso pode causar muitos problemas a saúde, então antes de tomá-las procure seu Nutricionista ou Médico para saber se você realmente precisa usá-los.

Você sabe a função das vitaminas e sais minerais? Trouxe hoje algumas funções das vitaminas e sais minerias. Bom proveito!

Vitamina C

Necessária para a produção de colágeno, participa da biosíntese e da excreção do colesterol, é antioxidante, atua no sistema imunológico, aumenta a absorção de ferro e favorece a cicatrização da mucosa atuando na síntese de colágeno que melhora a síntese de proteína.
Fontes: frutas verdes, amarelas e vermelhas e  folhas verdes.

Cálcio

Principais funções no organismo: na formação de ossos e dentes, indispensável na dieta de recém-nascidos, crianças e gestante. Previne a osteoporose. Trabalha em equílibrio com o fósforo.
Fontes: leite, queijo, iogurte, legumes verdes, cereais integrais, grãos, nozes ,amendoim, castanha, milho, soja, tofu , repolho chinês, couve, brócolis.

Magnésio

Atua na formação dos tecidos, ossos e dentes; ajuda a metabolizar os carboidratos; controla a excitabilidade neuromuscular. A falta do magnésio no organismo também colabora para o aumento das TPM (tensão pré menstrual).
Fontes: verduras folhas verdes escura (agrião, espinafre), grãos ásperos, nozes, carne, gomas, leite, frutas cítricas, leguminosas, gema de ovo, salsinha, cebola, tomate, mel.

Iodo

É indispensável ao bom funcionamento da tiróide. Componente dos hormônios da tiróide; e previne papo e cretinismo (doença relacionada a tiróide). A falta de iodo também piora muito as celulites!
Fontes: no Brasil como, em outros países, o iodo é acrescentado ao sal de cozinha. Suprindo a maioria das necessidades. Sal iodado, produtos marinhos, e algumas folhas como por exemplo a alface!

Ferro

Previne a anemia . Muito comum em mulheres. Muitas vezes a pessoa de queixa de cansaço, falta de disposição, queda de cabelo ancetuada, por isso é sempre importante checar os exames pra saber se a ferritina sanguínea está baixa.
Fontes: fígado, rim, coração, gema de ovo, aspargo, leguminosas, cereais integrais, verduras, nozes, frutas secas, vegetais, azeitonas, carne bovina.

Selênio

E um ótimo antioxidante pois combate os radicais livres; protege o coração; regula ação do hormônio da tiróide.
Fontes: miúdos bovinos (fígado, rim, etc), frutos do mar, cereais integrais, germe de trigo, e algumas plantas (dependendo de conteúdo de selênio da terra).

Zinco

Componente de múltiplas enzimas e proteínas; participa no metabolismo das proteínas e carboidratos; atua no controle cerebral dos músculos; ajuda na respiração dos tecidos; Combate a acne, ajuda na cicatrização de feridas, estimula as defesas imunitárias.
Fontes: carnes vermelhas, fígado, peixe, ostra, sardinha, ovo, leguminosas, nozes, aveia.

Até mais. Beleza e Saúde!
Flávia Palombini

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