O ferro é um nutriente essencial ao organismo, associado à produção de glóbulos vermelhos e ao transporte de oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo.
Há duas formas de ferro, o ferro heme e o ferro não heme. O primeiro, é encontrado especialmente na carne vermelha e no fígado de todos os animais, assim como na carne das aves, peixes e nos ovos. O ferro não-heme, é encontrado nas verduras de folhas escuras (espinafre, brócolis, couve, salsa, etc.), leguminosas (feijão, lentilhas, grão-de-bico, ervilhas, etc.) e frutas.
De acordo com a sua forma, o ferro pode ser absorvido de diferentes maneiras na mucosa intestinal. O ferro heme é facilmente absorvido pela mucosa intestinal sem a interferência de fatores químicos ou alimentares. Já a absorção do ferro não-heme, é menor e menos eficiente.A absorção do ferro não-heme depende, em parte, da presença de outros alimentos na mesma refeição, vitaminas C e A, por exemplo, facilitam sua absorção. Por outro lado, os fitatos (encontrados em cereais e grãos), as fibras, os taninos (encontrado em chás e no café) e o cálcio dificultam sua absorção.
Até mais, Beleza e Saúde!
Flávia Palombini
Prefira alimentos sólidos no café da manhã, como biscoitos e torradas salgadas, aguarde por um tempo e depois complete a...