Cachorros de focinho achatado têm mais chance de desenvolver doenças nos olhos

Se você tem em casa um cachorro de focinho achatado, tipo boxer, buldogue, shih tzu, lhasa apso, pug, pequinês, entre outros, é preciso ter uma atenção a mais aos olhos dos seus bichinhos. Essas raças são mais propensas a desenvolverem problemas oculares e, por isso, precisam estar em dia com as consultas ao médico veterinário.

De acordo com a médica veterinária especializada em Oftalmologia Úrsula Guberman algumas características de formação específicas dos cachorros de focinho achatado fazem com que eles sejam mais propensos do que as outras raças a desenvolverem problemas oculares. “A boa notícia é que grande parte desses problemas são de fácil tratamento, médico ou cirúrgico”, explica.

A médica ainda conta que as doenças mais comuns nessas raças são alterações palpebrais (como presença de cílios que crescem em locais incorretos e entrópios), úlceras de córnea, olho seco e protrusão da glândula da terceira pálpebra (olhos de cereja). Por isso, o indicado é que os donos de cachorros com focinho achatado façam um acompanhamento frequente junto aos médicos veterinários especializados em Oftalmologia, para evitar surpresas.

Caso haja algum sintoma como secreção em excesso nos olhos, irritação, vermelhidão, incômodo ou até quando o cachorro passa muito tempo com os olhos fechados, o ideal é procurar ajuda logo no início, pois quanto mais cedo for detectado o problema, maiores são as chances de cura.

Úrsula reforça, ainda, que apesar dos cachorros com focinho achatado terem mais propensão aos problemas oculares, qualquer raça pode desenvolver doenças nos olhos. Por isso, a atenção do dono aos sintomas é muito importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *