Cachorros e gatos podem contrair febre amarela?

O surto de febre amarela que atinge cidades brasileiras tem preocupado também alguns donos de pets, com a dúvida: será que meu bichinho de estimação também corre riscos? A resposta é que os donos podem ficar tranquilos, já que não há possibilidade de cães, gatos e os outros animais habitualmente tidos como animais de estimação sofrerem e nem transmitirem febre amarela. No ciclo silvestre da doença, são os macacos que agem como hospedeiros e os vetores são os mosquitos com hábitos estritamente silvestres – os mais importantes são os gêneros Haemagogus e Sabethes. No ciclo urbano, os humanos são os únicos hospedeiros, e a transmissão ocorre a partir de mosquitos do gênero Aedes aegypti  infectados, já conhecidos popularmente por agirem na transmissão da dengue, Zika e Chikungunya.

Como os pets estão livres de riscos mas os homens precisam de cuidados para evitar contaminação, é importante ficar ligado nos possíveis meios de atração de mosquitos para dentro de casa, e um deles pode ser o recipiente de água dos pets. Deixar a água do potinho parada por muito tempo não é indicado: troque-a várias vezes ao dia ou ofereça a água em horários específicos, evitando assim acumular larvas do mosquito.

Outro motivo para não relaxar na prevenção é  que no período de calor e de chuvas há aumento no número de mosquitos circulando, e apesar de não serem afetados pela dengue, Zika ou Chikungunya, os cães e gatos podem sofrer com o Aedes aegypti devido à dirofilariose (verme do coração), doença também transmitida pela picada deste mosquito e de alguns outros. Os mosquitos infectados pelo verme Dirofilaria immitis liberam larvas na corrente sanguínea dos bichos, que se alojam no ventrículo direito, na artéria pulmonar e na veia cava, causando os sintomas de redução da função cardíaca, dificuldade respiratória e tosse crônica. A doença é mais comum nos cachorros que em gatos e o tratamento eficaz está relacionado à identificação da doença o mais cedo possível. Além dela, outras doenças podem ser transmitidas via diferentes espécies de mosquito, como a temida leishmaniose (através do mosquito-palha), bicheira e berne.

Mesmo não precisando se preocupar com a febre amarela nos seus pets, todo o cuidado é pouco para evitar a exposição deles ao contato com os mosquitos que podem transmitir doenças. Converse com o veterinário de sua confiança sobre os possíveis riscos na região onde mora para prevenir a todos!

10 Respostas para “Cachorros e gatos podem contrair febre amarela?

    1. Olá, Geroni, agradecemos seu contato! Com relação à febre amarela, não há riscos para os pets. Mas é importante levar seu pet para o veterinário o mais rápido possível, já que somente o profissional pode identificar outras possíveis doenças. Abraços, Equipe Petblog.

  1. O meu cão está com a gengiva amarela e o lábio dele está partido e sangrando, não está cicatrizando, estou tentando pesquisar na internet pois não tenho condições financeiras de levar ele a um veterinário no momento.

    1. Olá, Guilherme! Como a matéria indica, não se trata de febre amarela, já que a doença não atinge os pets. No entanto, indicamos que você procure levar o animal a algum centro que possa fazer ao menos uma análise inicial, ou procure na sua região locais que façam atendimentos gratuitos. É importante cuidar do seu cão o mais rápido possível. Agradecemos seu contato!

  2. Gostaria de saber se meu gatinho precisa tomar a vacina contra febre amarela até pq a água dela eu não deixo parada uso uma bombinha e a água dela é continua porém ela não tomou a vacina contra raiva ano passado ela em perigo com a febre amarela ?

    1. Olá, Sheila! Não existe vacina para febre amarela voltada para os pets. Como a matéria indica, a febre amarela não atinge os cães e gatos. Agradecemos o seu contato! Abraços.

  3. Boa tarde! perdi um cão que em uma semana ficou com lingua gengiva corpo olhos tudo amarela e faleceu não era velho tinha 4 anos era branco tipo pastor belga isso foi antes do natal e onde moro tem muitas matas e pernilongos não sei se foi a febre amarela não.

  4. Meu cachorro nao quer comer , estar super magro nem água ele quer seus olhos língua e gengiva e a barriga dele está amarela , estou louca om medo de ele morrer o que eu faço ? É febre amarela ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *