Cuide bem do fígado do seu cachorro

Doencas de figado em cachorros

Falta de apetite, vômitos (na maioria das vezes de coloração esverdeada) ou ânsia de vômitos, perda de peso, prostração e aumento de volume abdominal no seu pet podem ser sinais de doença hepática. Você já se atentou para a importância do cuidado com o fígado do seu bichinho?

Dentre muitas funções, o fígado é responsável pela liberação e armazenamento de glicose, armazenamento de minerais e vitaminas, produção de fatores responsáveis pela coagulação sanguínea e emulsificação das gorduras. Além disso, o órgão funciona ainda como um filtro, retendo e excretando as impurezas e toxinas do organismo. Por isso, quanto antes for feito o diagnóstico, melhor o resultado e a sobrevida do paciente.

Algumas das principais causas de doenças hepáticas identificadas comumente são as intoxicações (por medicamentos, plantas, corantes etc.), infecções bacterianas, traumas, dieta desequilibrada, obesidade, diabetes, tumores e doenças em vesícula biliar.

O tratamento das hepatopatias envolve, na maioria das vezes, alteração da dieta e medicações orais, devidamente orientadas pela equipe da clínica veterinária de confiança.

A veterinária Jyzana Carvalho, diretora do SOS Hospital Veterinário, em Vila Velha (ES), tem identificado um aumento dos casos de tumores (ou neoplasias) de fígado atendidos na clínica. “Após o exame clínico, exames complementares de imagem e de sangue, podemos fechar o diagnóstico e encaminhar o paciente para a equipe cirúrgica, que deve possuir experiência e equipamentos adequados para realização destas cirurgias minuciosas. Na maioria das vezes, elas são delicadas e envolvem um planejamento prévio”, afirma.

Neste momento, contar com um espaço que tenha estrutura física e corpo clínico competente é o diferencial para garantir a segurança na realização do procedimento, tanto para o pet quanto para os donos.

“No caso da identificação de doença hepática, considere que o sucesso do tratamento dependerá da sua atenção e carinho no acompanhamento da dieta e fornecimento dos medicamentos exatamente conforme a orientação médica”, orienta Jyzana.

Fique ligado nas mudanças de hábitos e comportamentos dos seus melhores amigos para precaver sofrimentos. Isso é amor ao seu bichinho! ❤

16 Respostas para “Cuide bem do fígado do seu cachorro

  1. Estou e Jacaraípe na casa da monja cunhada. Trouxemos nosso pincher que achamos há uns dois meses. Ele estava muito magro e com muitos carrapatos, como n temos condições financeiras para trata lo estamos fazendo o q esta em nosso alcance. Ele melhorou quando demos antibióticos, mas sempre tem recaídas e dessa vez esta bem ruim. Ja nos pegamos a ele. Ele parece n ser mais tao jovem pois tem oelos brancos. Esta com a língua e gengivas muito brancas e ficou bem abatido de um dua p outro, n queria q ele morresse, queria ajuda mais n temho como pegar.

    1. Vc tem q fazer exame de sangue, pelos sintomas tudo indica q esteja com a doença do carrapato, as plaquetas ficam baixas, o animal perde o apetite e sente muitas dores articulações, se não fizer o tratamento correto o animal vai a óbito, infelizmente. Leve urgente no veterinário

  2. Meu cachorro tem epilepsia toma muitos remédios, ele está com barriga grande,problema locomoção, agora começou apresentar hemorragia na gengiva, sera que ele está com problema fígado ?

  3. Oi, estou muito preocupada tenho uma cadelinha de 4 meses e ela toma remédio pro figado e hoje começou a vomitar pode ser sintomas do remédio

  4. Olá bom dia. Tenho uma lhasa apso de 11 anos ela está bem ativa, com as vacinas em dia, vermifugo ela direitinho. É acompanhada pelo veterinário. Só de uns meses pra cá ela vem tendo umas complicações. Ela está tendo diarréia com sangue. Levei ela no veterinário. Ele fez exame de sangue. Deu uma pequena alteração, mas nada preocupante segundo ele, ela fez ultra som e não deu nada. Tomou vários remédios, tomou bactrim. O que acontece qdo entra com medicação a diarréia passa. Depois de uma semana sem medicação a diarréia volta. O que pode ser ?

    1. Olá, Cristina! O indicado é continuar investigando junto ao veterinário, talvez com outros exames. A diarréia pode ser um sintoma, mas difícil de apontar o possível problema. Esperamos que consiga resolver isso para que sua lhasa possa ficar ainda melhor!

  5. Boa noite, tenho um cooker ele tem 1 ano, e faz uma semana, que ele não quer comer, não quer brincar, levamos no veterinário fez exame esta com alteração no fígado, já foi medicado duas x , mais não vejo melhora, não come não brinca, demora pra ele se recuperar?

  6. Bom dia. Estou muito preocupada com o meu cachorro, é um Fox paulistinha com 10anos. Ele tinha um nódulo no baço, e foi retirado o baço, aos dois anos. Agora, apareceu um nódulo no fígado.
    O veterinário passou um remédio para o fígado, depois de um mês, fazer outra ultra, para ver se aumentou.
    Agradeço, sua opinião.
    Ñ sei o que fazer.
    Obrigada

    1. Boa tarde, Maria. Estamos torcendo pela saúde do seu Fox Paulistinha. Orientamos que sempre siga as instruções do veterinária de confiança e se mantenha atenta aos sinais que o seu cachorrinho possa lhe dar.
      Desejamos sinceras melhoras!
      Abraço.

  7. Tenho um labrador com isuficiencia hepatica o veterinario so deu silimarina e ursacol mas nao esta resolvendo nada ultra som feu figado inchado

  8. Bom dia Tatiane , tenho um Basset que está com problema no fígado também já tomou esses dois remédios fora outros , mais até agora nada , não come sozinho tenho que bater a ração e colocar o farelo a força na boca dele isso já tem mais de 5 meses não sei o que fazer mais
    Faço tudo certinho mais não vejo melhoras se alguém puder me ajudar eu agradeço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *