Transporte seu cachorro no carro de maneira segura

Andando pela cidade, é comum encontrar uma carinha de cachorro saindo da janela dos carros, com as orelhas balançando com o vento. Apesar de a cena cotidiana ser engraçada, você já parou para pensar nos riscos que essa prática pode envolver?

Levar os animaizinhos soltos no carro afeta a segurança tanto do motorista quanto deles, além de configurar infração de trânsito. Transportar animais do lado fora do veículo – como em caçambas de picapes e afins  – é infração grave de acordo com o Código de Trânsito, e rende 5 pontos na carteira. Já transportá-los à esquerda ou entre os braços e pernas pode render multa e 4 pontos na carteira. Além disso, o ato de levar pets soltos dentro do carro de modo que possam comprometer a visão e atenção do motorista também pode ser enquadrado no Código de Trânsito e render multa.

Mas não é só pelo risco de multas que o cuidado com o transporte dos animais deve ser levado em conta. Sabe-se que o trânsito na cidade pode ser perigoso por conta de acidentes ou manobras que precisem ser realizadas com rapidez para evitá-los – nestes casos, como ficam os pets, se estiverem soltos dentro do carro? Há grandes riscos de serem projetados com força no veículo ou para fora dele, rendendo lesões graves. Por tudo isso, cão solto dentro do carro, nem pensar!

As soluções para proporcionar mais segurança, conforto e tranquilidade nas viagens de carro dos animais são variadas no mercado. Caixas de transporte, cinto de segurança e até cadeirinha especial para cães estão disponíveis para facilitar a vida dos tutores, e a melhor escolha vai depender do porte e do comportamento do animal. Separamos algumas sugestões para que você veja como funcionam e decida a melhor opção.

Caixa de transporte

As caixas de transporte são uma mão na roda na vida dos tutores, não somente para essas situações. A caixa de transporte ideal para o pet deve permitir que ele fique em pé e consiga dar uma volta em seu interior, garantindo o conforto. Há uma grande variedade de modelos, materiais e tamanhos disponíveis no mercado, em diferentes faixas de preço. Nos carros, a caixa deve ser presa com o auxílio do cinto de segurança.

Transporte de pets no carro
Caixa de transporte da Doggy Store

Cadeirinha

Ótima opção para animais de pequeno porte, as cadeirinhas garantem um conforto extra no momento das viagens, já que permitem de certa forma uma circulação, sem colocar em risco a segurança. Os modelos disponíveis geralmente são adaptáveis a diversos modelos de poltrona de carro. Lembre-se que dentro da cadeirinha, os pets também deverão ficar presos.

Transporte de pets no carro
Cadeirinha para cães até 10kg da Zen Animal

Cinto de segurança

Há uma infinidade de tipos de cinto de segurança adaptados para os animais. Os modelos mais indicados possuem um peitoral (nunca se deve prender animais em carros pelo pescoço, para evitar estrangulamento), que deve ser adaptado ao tamanho exato do cão. Na hora de escolher, não esqueça de verificar, além do tamanho, os materiais utilizados, que devem ser resistentes e confortáveis, a confiabilidade dos fechos e, preferencialmente, selos de que foram testados e aprovados.

 

Transporte de cães no carro
Cinto de segurança veicular da Petlove

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *