4 dicas para bombar o perfil do seu pet no Instagram

É real e oficial: os pets invadiram o Instagram. No momento desta publicação, a hashtag #instadog alcançava a marca de 36.144.573 publicações públicas, ultrapassando o número de outras como #boyfriend, #girlfriend e #friendship (namorado, namorada e amizade, respectivamente) – menção honrosa para #instacat, que também chega bem perto. Dá pra ver que tem um universo de gente usando o Instagram para divulgar e enaltecer a beleza dos seus bichinhos, não é?

Mas se antes as postagens eram tímidas e dispersas nos perfis pessoais dos donos, hoje elas roubam a cena. Muita gente tem escolhido criar perfis específicos para os pets e a receptividade para essas páginas é altíssima. Foi assim com a empresária Luciana Carraretto, que decidiu criar duas contas no Instagram para seus dogs, Oliver (um Golden simpático que chegou em 2014) e Joca (vira-lata muito fofo adotado em 2015). “No caso do Oliver, muitos amigos pediam para eu enviar fotos dele quando filhote, então eu decidi criar o Instagram para facilitar. No caso do Joca, como ele já era divulgado para adoção no Instagram do abrigo Patinhas Carentes, muitas pessoas queriam saber notícias dele depois da adoção, então percebi que fazer um Instagram pra ele seria bom também”, relembra.

Com os perfis, os cães e gatos ganham popularidade e um público fiel de seguidores; a partir daí, passam até a viver vida de blogueirinhos, com muitos mimos e luxos, como conta Luciana. “Eles já receberam muitos presentes e propostas de parceria, mas avalio tudo com muito cuidado para não expor a imagem deles sem necessidade”. Sobre a rotina para cuidar das páginas, ela conta que já chegou a dedicar uma média de 8 horas por semana, entre fotos, passeios e produções.

Se você tem familiaridade com as redes, é criativo e – claro – ama seus pets a ponto de tirar foto de qualquer passo ou soneca, a vida de dona de it-dog pode ser ideal para você. Para fazer bonito, o Petblog te dá algumas dicas, com conselhos de quem entende do assunto. 😉

4 dicas para bombar o perfil do seu pet no Instagram
Olha aí o @joquinhadog e o @goldinhooliver vivendo sua vida de blogueirinhos!

 

  1. Construa sua pet-rede

As redes sociais são repletas de nichos, o que significa que gente interessada em diferentes assuntos tende a se juntar em pequenos grupos para construir relacionamento e trocar informações. Por isso, ao criar o perfil do seu pet, procure conhecer perfis parecidos, explore as hashtags relacionadas ao universo do tema e interaja muito! Luciana aponta que comentar em publicações alheias (nada daqueles comentários sem personalidade e repetidos) e responder os comentários que recebe ajuda muito a melhorar seu relacionamento na rede. Além disso, participar de eventos do mundo pet também vai dar um empurrãozinho na popularidade do seu bichinho.

via GIPHY

 

  1. Seja um contador de histórias

Um ponto em comum nos perfis pet que bombam na internet é a criatividade na hora de produzir os conteúdos. Em geral, usar a primeira pessoa, fazendo com que a legenda seja a expressão do próprio pet, é uma boa maneira de tornar as publicações divertidas e render bons likes. Mas melhor ainda é ter sempre o que dizer: use aqueles traços que tornam o seu animalzinho especial para contar histórias que se complementem e relacionem – por exemplo, sua paixão por comer, travessuras que gosta de fazer, melhores amigos que tem. Olha a dica da Lu: “O melhor é mostrar o dia a dia deles. As bagunças as pessoas adoram ver! Evitem conteúdo pedante e artificial. Quanto mais natural melhor, todo cão sempre apronta alguma coisa e isso diverte as pessoas”.

Com relação aos posts de divulgação de patrocínio, ela observa que “atualmente as pessoas estão criando certa rejeição a perfis que focam 100% ou a maior parte do tempo em divulgação de patrocínios. Afinal, a maior parte das pessoas que segue perfis de animais quer ver mesmo a vida deles”.

via GIPHY

 

  1. De olho na foto

O Instagram é a rede para encher os olhos. Num ambiente tão visual, é o cuidado com as fotos que dará aos seguidores aquele gostinho de quero mais. Mas não se engane achando que vai precisar de equipamentos caros para ter fotos boas, já que é possível conseguir bons resultados com fotos de celular. Priorizar fotos com iluminação natural (fotos com flash em geral são mais difíceis), em locais diferentes e sem pesar nos filtros tornará seu feed leve e bonito. Vale lembrar também que foto de animais exige paciência. Normalmente, são necessários muitos cliques para conseguir um bom (com nitidez e uma boa pose). Use petiscos para atrair a atenção do pet para a câmera, ajuda bastante!

via GIPHY

 

  1. Se ligue nas tendências

Ser um bom social media para o seu pet inclui estar ligado em tudo que está acontecendo por aí. As tendências na internet surgem e desaparecem em velocidade incrível – para aproveitá-las a tempo, só mesmo chegando na crista da onda. Algumas ferramentas ajudarão nessa missão, como o Google Trends, que permite buscas sobre diferentes termos e analisa a popularidade deles com o tempo, e os Trending Topics do Twitter, que apresentam os assuntos mais falados do momento na rede. Mas para além delas, o principal é explorar os sites de notícia e as redes sociais para descobrir os assuntos mais falados. Essa observação constante trará insights sobre conteúdos com alto potencial de engajamento, como brincadeiras, memes e posts de posicionamento sobre assuntos do momento.

via GIPHY

Animou? Seu pet vai adorar ficar famosinho! “O melhor do Instagram é ver o carinho das pessoas com eles, isso é sensacional. Passear na rua e encontrar pessoas que os conhecem, que sabem das suas brincadeiras e bagunças, é muito legal ver esse carinho”. Guarde essas palavras da Lu na hora de decidir! 😍

7 Respostas para “4 dicas para bombar o perfil do seu pet no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *