Como funciona a cremação para animais de estimação?

Cremação de animais

Todo mundo merece uma despedida digna. Isso se estende também aos pets, que passam a fazer parte das famílias e criam um forte vínculo com todos da casa. Para ajudar no processo da perda e ainda em outros âmbitos, a cremação para animais de estimação é uma opção cada vez mais popular e agora passa a ser viável no Espírito Santo, com a criação do primeiro crematório pet do estado.

Já falamos por aqui sobre alguns dos procedimentos adotados na ocasião da perda dos bichinhos. A cremação é uma escolha que poupa, principalmente, a questão do sofrimento e ainda considera todo o envolvimento emocional relacionado ao triste momento da despedida. Para Wesley Bastos, um dos fundadores do Céu de Patas, localizado na Serra, o grande diferencial deste tipo de serviço é a humanização. “As despedidas devem ser feitas com dignidade, amor e respeito, considerando o momento que a família está passando com o luto. O local não deve transmitir tristeza e a equipe deve ser treinada para o acolhimento, o cuidado e apoio”, aponta. Além disso, é importante destacar a questão ambiental, já que a cremação é considerada o método mais ecologicamente correto em comparação aos outros, por não contaminar o solo e lençóis freáticos e ainda não emitir poluentes durante o processo.

Planejamento para sofrer menos

Assim como para humanos, é possível se planejar melhor e optar por planos preventivos, que facilitam os trâmites após a perda. “É uma maneira mais confortável, já que no momento de lidar com a dor da despedida, a pessoa não precisa tratar de questões de documentos, local, pagamentos etc., contando com um serviço que resolverá tudo isso para ela”, considera Wesley. Para quem não optou por um plano preventivo mas deseja cremar o pet, há também o serviço de pronto atendimento, que irá até o local e tomará todas as providências do procedimento. Em ambos os casos, o serviço contempla a remoção 24h, direito à sala de despedida (para planos individuais), disponibilização das cinzas em urna e certificado assinado por veterinário.

Por mais que tenhamos uma certa resistência em tratar desses assuntos, é importante considerar como o planejamento para a cremação pode ser uma boa forma de se despedir dignamente dos amados bichinhos. Procurar os profissionais da área para entender melhor sobre o processo é uma boa forma de conhecer essa nova possibilidade que surge para os capixabas e desmistificar algumas ideias, como a de que é um procedimento mais caro. Que tal pensar nessa ideia, considerando todo o amor que seu pet merece? 💓

2 Respostas para “Como funciona a cremação para animais de estimação?

  1. Excelente salto de qualidade para o ES. Quem já passou por uma situação dessa com a partida de um animal de estimação entende e reconhece o quanto essa iniciativa é importante para as famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *