Como deixar o pelo do seu cão ainda mais branco

Como deixar o pelo do seu cão mais branco

Só quem tem cães de pelo branco sabe como é difícil mantê-los limpos e sem manchas amarelas na região dos olhos, focinho e patas. Essas manchas podem ser causadas por lágrimas, urina e pela exposição ao sol e são um fator importante relacionado à saúde do animal.

De acordo com Ana Paula Có Lisboa, médica veterinária da Nutriave Alimentos, a principal causa pode ser o entupimento do canal lacrimal ou o pH elevado. “Existe um duto que comunica os olhos com o focinho. Em alguns animais, essa via é tortuosa, causando obstrução, proliferação das bactérias e, consequentemente, a mancha escurecida”, afirma.

Dos tipos de manchas que existem, esse é um dos mais difíceis de tratar. No caso do pH elevado, tanto as lágrimas quanto a saliva são corrosivas, manchando as patas e barba do animal. Ana Paula aconselha levar os cães a um oftalmologista veterinário para indicar o tratamento mais adequado. “Vale ressaltar que a mancha não causa nenhum desconforto no cão. É apenas um fator estético e um alerta à saúde do animal”, relata.

Para os tutores que possuem cães com manchas amareladas, uma boa opção é utilizar produtos clareadores e tonalizantes, formulados especialmente para os animais e utilizados por profissionais qualificados. Eles realçam a cor branca e limpam as manchas do dia a dia, sem descolorir ou tingir os pelos (o que não é recomendado, já que os produtos são tóxicos para os pets). Vale lembrar, também, que os cães de pelagem clara exigem atenção especial quanto à limpeza – não dá para relaxar nos procedimentos de higiene após os passeios, por exemplo, para evitar que as sujeiras causem manchas. Com a presença de manchas, é importante que seja feito acompanhamento com um médico veterinário de confiança, que analisará a relação da pelagem com a saúde e poderá indicar tratamentos, se necessário.

Um comentário em “Como deixar o pelo do seu cão ainda mais branco”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *