Campanha de Vacinação Antirrábica inicia em Vila Velha

Campanha de Vacinação Antirrábica em Vila Velha

O mês de agosto marca o início das campanhas de vacinação contra a raiva, uma zoonose grave que pode atingir tanto animais quanto os humanos, causada por um vírus que compromete o sistema nervoso central. A forma de transmissão da doença tanto para cães quanto para gatos se dá pelo contato com ratos ou morcegos. Depois de infectados, a transmissão dos pets para os humanos pode acontecer pela saliva ou por arranhões – a mordida é a forma mais comum de transmissão.

Os malefícios da doença para os animais são diversos, com destaque para comportamento agressivo, dilatação das pupilas, hipersalivação, contrações musculares faciais e paralisia dos membros. Como não há cura e o risco de morte é rápido (pode acontecer em menos de uma semana), a medida mais importante de prevenção contra a raiva é a vacinação, que deve acontecer anualmente, a partir do quarto mês de vida.

Os tutores capixabas já podem se programar para a vacinação de seus amigos de estimação em Vila Velha! A Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos, promovida pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha (Semsa), terá início no dia 05 de agosto, próximo sábado, quando serão atendidas as regiões 1 (Grande Centro), 2 (Grande Ibes), 3 (Grande Aribiri) e 4 (Grande Cobilândia). A região 5 (Grande Jucu) será atendida no dia 12 de agosto, sendo que os atendimentos em todas as unidades acontecem das 8h às 17h.

Segundo a Semsa, a intenção é de vacinar 40.284 cães e 6.380 gatos, aumentando em 5.000 o número de cães vacinados em 2016. A Secretaria reforçou ainda a importância da vacinação, já que neste ano foram capturados em Vila Velha quatro morcegos positivos para a raiva, em diferentes bairros.

Fique ligado para prevenir seu bichinho da raiva e participe do movimento! A vacina é, acima de tudo, um gesto de carinho e cuidado com o animal.

Serviço:
Vacinação Antirrábica
Data: 05 de agosto (sábado)
Horário: 8h às 17h
Locais: Região 1, 2, 3 e 4

Data: 12 de agosto (sábado)
Horário: 8h às 17h
Locais: Região 5

*Com informações da Semsa e e Comac

Um comentário em “Campanha de Vacinação Antirrábica inicia em Vila Velha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *