Doenças hormonais em pets: conheça os riscos da Tireotoxicose

Tireotoxicose

Você sabia que os cães e gatos podem apresentar doenças hormonais? Pois bem… Elas existem, são chamadas de endocrinopatias e podem apresentar diferentes manifestações clínicas e complicações para nossos pets.

Alguns animais podem desenvolver alterações na glândula tireoide, uma importante glândula localizada na região ventral do pescoço, e que tem como principal função produzir hormônios que estimulam o metabolismo corporal.

No caso dos cães, é comum uma doença de tireoide levar ao hipotireoidismo, caracterizada pela redução dos hormônios tireoideanos. Já nos gatos, a doença hormonal mais comum envolvendo a tireoide é o hipertireoidismo, endocrinopatia causada pelo aumento da produção dos hormônios tireoideanos.

A médica veterinária Carolina R. Giuberti, que presta atendimento especializado no SOS Hospital Veterinário, destaca a importância da suplementação hormonal no tratamento do hipotireoidismo. “O hormônio suplementado se chama Levotiroxina. É de suma importância saber como tratar adequadamente uma doença hormonal, portanto este hormônio deve ser usado com cautela e na dose correta”, esclarece. Carolina reforça que a atenção à suplementação está relacionada ao risco associado à superdosagem ou ao uso indiscriminado da Levotiroxina via oral, que podem ocasionar a Tireotoxicose, “caracterizada pela concentração dos hormônios da tireoide em níveis multo altos na circulação, simulando um quadro de intoxicação”, conforme explica. Crises agudas de hipertireoidismo felino também podem ser a causa da tireotoxicose.

Em qualquer um dos casos, o médico veterinário deve ser imediatamente consultado, para intervir da melhor forma possível, fornecendo um atendimento rápido e específico para o caso. Para os cães que se encontram num quadro de tireotoxicose, deve-se suspender a suplementação do hormônio por via oral e, muitas vezes, são necessárias internação, fluidoterapia intravenosa e assistência médica veterinária 24h. Depois, inicia-se uma avaliação cuidadosa para que a Levotiroxina por via oral seja mantida na dose terapêutica correta para o paciente.

Para os gatos, o tratamento é realizado com uma medicação específica e, em casos de crises mais graves, também é recomendada internação, além do uso de outras medicações como os betabloqueadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *