Pet não é brinquedo: dicas para uma posse responsável

posse responsável pets

Os reais benefícios do relacionamento entre crianças e animais são cada dia mais difundidos no país. Soma-se ao amor e apreço que os brasileiros têm historicamente por gatos e cães, pesquisas que materializam os ganhos dessa interação. Recentemente, um estudo divulgado pela Universidade de Cambridge e conduzido em colaboração com o Centro de Nutrição e Bem-estar Animal WALTHAM™ mostrou que os animais de estimação têm grande influência no desenvolvimento da criança e impacto positivo nas habilidades sociais e bem-estar emocional. Veja alguns pontos da pesquisa:

Infografico_Pets e crianças

 

Com a proximidade do Dia das Crianças, é muito comum que os pequenos peçam aos pais um pet de presente. Apesar da interação entre crianças e animais de estimação ser bastante positiva e estimulada, os pais devem estar atentos a algumas questões relacionadas à posse responsável. Gatos e cães não são brinquedos e exigem compromissos de longo prazo. Há quem esqueça que cuidar de um pet exige tempo para levá-lo para passear, para visitas regulares ao médico veterinário, assim como limpar cocô e xixi – infelizmente, muitas vezes esses são os motivos para que sejam abandonados ou devolvidos aos abrigos.

Por isso, antes de ceder aos desejos das crianças é preciso ficar atento a algumas responsabilidades. Confira 10 dicas essenciais para uma posse responsável:

1) Quanto menor é a casa, menor deve ser o cão. Cachorros grandes, em um ambiente pequeno, podem ter problemas de adaptação.

2) Antes de adquirir um animal, importante considerar o tempo médio de vida que é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados. Não faça nada por impulso.

3) Antes de adotar ou adquirir, pesquise sobre o animal e veja se ele é compatível com o seu estilo de vida e perfil.

4) Caso você já tenha outros cães em casa, apresente o novo morador de forma gradual e fique sempre atento à convivência.

5) Mantenha o animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. E na hora do passeio, leve-o com uma coleira ou guia.

6) Evite as crias indesejadas. Castre machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contraindicações.

7) Cachorro precisa de alimentação de qualidade e muita água fresca e limpa.

8) Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao Médico-Veterinário. Dê banho, escove e exercite-o.

9) Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

10) O Brasil tem milhões de cães abandonados. Esqueça o mito característico da adoção: pets adultos se adaptam com facilidade às mudanças.

*As dicas são do Programa PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom, que muda a realidade de cães abandonados por meio da sensibilização, conscientização e mobilização da população para a causa da adoção e do apoio a abrigos.

Com atenção a todas essas questões e o envolvimento de toda a família, trazer um novo pet para casa proporcionará uma vida cheia de alegria e companhia para toda a vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *