Cães e gatos também podem doar sangue! Entenda

Doação de sangue cães e gatos

25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma data importante para lembrar o valor desse ato e conscientizar a população sobre como de forma simples e indolor uma pessoa pode salvar outras vidas. Mas você, tutor, já pensou que os pets também podem precisar de transfusões de sangue?

A doação de sangue para cães e gatos é uma possibilidade existente para auxiliar pets vítimas de doenças – a conhecida Doença do Carrapato é uma causa bastante comum –, intoxicações ou mesmo acidentes que ocasionem hemorragias. Assim como para os humanos, há requisitos que tornam o animal apto a realizar uma doação. Com uma bolsa de sangue doada, um cão pode salvar até três vidas; com um limite de quatro doações ao ano, um único animalzinho pode salvar até doze vidas! Assim fica simples transformar um pet num herói. 🙂

O procedimento de doação é indolor e breve, coletando uma bolsa de 450ml de sangue. Não é necessário sedar o animal e o tutor pode acompanhar o procedimento, portanto não há complicações envolvidas no ato. É bom considerar também que geralmente o doador também receberá uma triagem no momento da coleta do sangue, auxiliando a analisar a saúde do pet.

Para saber se seu animalzinho cumpre os requisitos necessários para a doação, confira se ele se encaixa nos seguintes critérios:

Cães

– Ser dócil e saudável;

– Estar com vacinação e vermifugação em dia;

– Pesar acima de 25Kg;

– Ter entre 1 e 8 anos de idade;

– Não estar no cio ou prenha (fêmeas);

– Nunca ter recebido transfusão de sangue;

– Não estar sendo medicado.

Gatos

– Temperamento dócil;

– Peso mínimo de 4 kg;

– Idade entre 1 e 7 anos;

– Vacinação e vermifugação atualizadas;

– Controle de pulgas e carrapatos;

– Não apresentar doença ou transfusão prévia.

 

Se seu pet está apto a ser um herói, saiba que Vitória possui um banco de sangue veterinário, no SOS Hospital Veterinário, localizado em Vila Velha. Entre em contato com o estabelecimento para tirar todas as dúvidas: (27) 3058-1114 / 3339-0541 / 98806-4423.

Além disso, o tutor também pode conversar na clínica veterinária de confiança sobre o interesse de tornar o pet um doador para ser encaminhado à realização de um cadastro na região em que vive. Vale a pena e os pets necessitados agradecem. 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *