Como montar uma decoração de natal segura para os pets

decoração de Natal com pets

Uma imagem viralizou na internet junto com a chegada do fim do ano:

decoração de natal pets

Você viu? Ela mostra bem a realidade de quem tem pets em casa mas adora decorar o lar com a temática natalina. Não é muito fácil, já que as bolinhas, luzes e enfeites são um convite para novas brincadeiras e aventuras. Por isso, pode ser um desafio adaptar a decoração para evitar destruições, mas é importante saber que as medidas são necessárias, já que há riscos envolvidos para os pets: asfixia, engasgamentos e choques são alguns deles. Então, como deixar a casa no clima de Natal mantendo a segurança?

Preciso abandonar a árvore?

Uma das maiores tradições da decoração natalina, a árvore de natal pode ser um perigo para casas com gatos ou cães brincalhões e que tendem a mexer com os objetos da casa. Os gatos, especialmente, adoram penduricalhos e se sentirão tentados a balançar os enfeites – o que pode derrubar a árvore e machucá-los – ou mesmo colocá-los na boca, com riscos de engolirem as peças.

Veja algumas dicas e soluções!

– Para montar a árvore

Se a família decidir manter a tradição da árvore, no caso de cães domesticados, deixá-los cheirar e “interagir” com os elementos da árvore antes e durante o momento da montagem poderá auxiliar que não se interessem tanto por ela depois que estiver no lugar – dar de cara com tanta coisa nova num espaço da casa pode enchê-los de curiosidade. Já os gatos dificilmente não se interessarão pela árvore, portanto a opção mais viável será deixá-la num lugar bem inalcançável, lembrando que a altura nem sempre é um limitador para os felinos.

via GIPHY

Para decorar, é preciso deixar de lado os enfeites de vidro, cerâmica e os comestíveis (chocolate, nem pensar!), e priorizar os de plástico ou pano. As bolinhas e outros itens penduráveis devem ter um tamanho considerável para não virarem comida para os pets. Já quanto aos presentes ao redor da árvore, talvez seja melhor não dispor ao chão. Que tal uma caixa para eles?

Existem também no mercado repelentes olfativos, para o caso dos cães teimosos. Se o pet não cansa de rodear a decoração para mexer, vale espirrar o produto para que ele perca o interesse gradativamente.

– Para trocar a árvore

Uma saída bem mais segura para evitar os estresses e riscos é reinventar a tradição. Há saídas! Dê uma olhada em algumas ideias que dão a cara do Natal para a casa:

Luminária para desenhar - Usare
Luminária para desenhar – Usare
luminaria-de-led-arvore-de-natal
Luminária de LED – Casa Geek
Adesivos na parede solucionam o problema
Adesivos na parede solucionam o problema e deixam o ambiente elegante – Loja Pequenas Causas
fotos-DIY
Faça você mesmo: dá uma olhada em algumas ideias mais seguras para enfeitar a casa! Fotos: Pinterest

Outros elementos decorativos

Luzes ao alto

Espalhar os pisca-piscas pela casa também exige cuidados especiais, já que os perigos são muitos: morder fios, quebrar os vidros das lâmpadas, enroscar-se nos cabos… Realmente, não dá para deixar as luzinhas ao alcance dos pets. Pendurá-las, só em locais altos e sem fiações passando pelo chão. Se você consegue manter os animais longe dos fios quando está em casa, é importante lembrar-se de desligá-los ao sair, para que não virem uma diversão perigosa nas horas de tédio.

Repense as velas

Velas são charmosas e combinam com a decoração das mesas natalinas, mas em casa com bichos é melhor repensá-las. Fogo é um perigo constante e pode ser atraente para os pets, principalmente se estiverem em velas grandes, chamativas e em locais de fácil acesso. Para acendê-las, somente com adultos por perto e bastante atenção.

Pronto! Já pode pensar no natal livre de destruições e sem dores de cabeça com os bichinhos. Mande fotos da decoração pra gente pelo e-mail [email protected]! 😉

Um comentário em “Como montar uma decoração de natal segura para os pets”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *