Inverno chegando: cães e gatos exigem cuidados especiais

Inverno chegando: cães e gatos exigem cuidados especiais

O inverno tá chegando e, com ele, aquele friozinho que divide opiniões. Se até mesmo alguns de nós sofremos com as baixas temperaturas, a estação mais geladas do ano faz com que os donos de gatos e cachorros tenham que adotar medidas importantes para garantir a saúde dos bichinhos.

A médica veterinária Jueli Berger explica que, entre os cães, os principais problemas de saúde no frio são relacionados às bronquites, Tosse dos Canis (Gripe Canina) e, até mesmo, às graves pneumonias. Para deixar a saúde dos cachorros em dia, é fundamental, antes de tudo, que o dono certifique que o animal recebeu todas as vacinas necessárias. “Os cães precisam tomar, indispensavelmente, a vacina contra gripe canina. Esse é o primeiro passo para um outono/inverno sem problemas. Já no caso dos gatos, a vacina essencial é a Quádrupla Felina”, ressaltou ela.

A especialista ainda aconselha que os animais estejam sempre muito bem aquecidos, com roupinhas próprias para animais e mantas para a hora de dormir, principalmente moradores de regiões de menores temperaturas. “Nesta estação, os donos podem abusar de roupas adequadas de lã, soft ou plush; cobertores; edredons; e, até mesmo, aquecedores de ambiente para os dias de frio mais intenso”.

Entre os pets, algumas raças de cães com pelagem curta sentem mais frio, entre eles os Pinschers, Dachshund (Linguicinha ou Cofap) e Chiuauas, além daqueles que possuem pelos longos, mas que são tosados com lâmina baixa. “Como todos nós, os animais sofrem um pouco com a queda de temperaturas. Quanto menos pelos tiver, maior é a chance de que o cão tenha dificuldades para enfrentar essa fase do ano. Por esse motivo, os donos devem ficar muito atentos para garantir a saúde dos animais”, explica.

E não é porque o frio está chegando que é necessário alterar a ração de seu bichinho. “O clima mais frio não exige uma mudança na alimentação dos animais, pois eles tendem a comer um pouco mais se acharem necessário. O que eu sempre falo para os donos é que os cães e gatos devem receber alimentos com qualidade comprovada. Isso vale para qualquer estação do ano”, completa a especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *