Vai adotar um pet? Saiba como se preparar e montar o enxoval de boas-vindas

Vai adotar um pet? Saiba como se preparar e montar o enxoval de boas-vindas

Oferecer um lar para um bichinho de estimação é um gesto de amor, que fará bem tanto ao animal quanto ao dono. Contar com a companhia do pet também quer dizer estar pronto para cuidar e acompanhar o bichinho por toda a vida dele. Ao adotar um novo amigo de quatro patas, além de carinho e atenção, será preciso preparar o ambiente com um enxoval de boas vindas, com alguns itens indispensáveis.

Assim como os casais antes do casamento ou da chegada de um bebê, de acordo com a veterinária Manoela Pimentel, é preciso que a família se prepare para receber animal em casa. “O enxoval pode variar um pouco de gato para cachorro, mas basicamente é composto por: vasilhas para água e comida, a ração especifica para a idade e porte, shampoo, uma casinha ou caminha confortável para dormir, além de coleira com identificação e caixa de transporte, para aqueles que têm costume de viajar”, descreve.

A especialista lembra que existem muitos outros itens disponíveis no mercado e que – apesar de não serem indispensáveis – podem fazer parte do seu dia a dia, como brinquedos, tapetes higiênicos e caixas de areia. “Ter um cantinho fixo para fazer xixi e coco é importante, tanto para a rotina do animal, quanto para a organização e limpeza da casa. Nesse contexto, ter em casa um tapete higiênico, seja descartável ou lavável, pode ser a solução”, cita Manoela.

“O tapete lavável possui três camadas: a primeira camada combate o odor, a segunda é responsável pela absorção de até 1,2 litro de xixi, e a terceira é impermeável e aderente ao piso, o que não permite deslizar”, explica Manoela. Para ela, essa é uma opção sustentável e com melhor custo benefício.

Já para os gatinhos, a boa e velha caixa de areia ainda é a melhor opção. Eles não conseguem deixar suas fezes à mostra e não sossegam enquanto não a enterram. “O ideal é que cada gato tenha a sua própria caixinha”, acrescenta. Ainda para eles, os arranhadores estão no topo da lista e fazem muito sucesso entre os felinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *