6 produtos caseiros que podem matar o seu gato

Você sabia que alguns objetos corriqueiros para nós podem apresentar grande perigo para nossos animais de estimação, principalmente para os gatos? O risco de intoxicação doméstica, infelizmente, a causa de sofrimento de muitos felinos, podendo resultar em danos irreversíveis à saúde e até ao óbito. Aqui, vamos citar seis coisas que aparentemente são inofensivas, mas que podem colocar a vida de seu gato em risco.

  1. Paracetamol

Um dos grandes vilões é o paracetamol. O metabolismo do felino não é como o nosso, o que faz com que eles não possuam a capacidade de metabolizar medicamento por não possuírem as enzimas necessárias para isso. É importante lembrar-se de nunca medicar seu animal sem a orientação de um médico veterinário.

  1. Alimentos

Chocolate, uva e cebola são alimentos proibidos para seu gato, assim como o peixe cru.  Além de vômitos, diarreias, essas toxinas podem chegar a ser fatal para seu animal, por isso evite que sejam ingeridas a todo custo.

  1. Produtos de limpeza

Produtos de limpeza, especialmente água sanitária, pois é comum que o gato se atraia por ela. Porém, beber esse líquido pode fazer muito mal à sua saúde, causando danos ao seu sistema digestivo, dor, vômitos e também pode chegar a corroer a boca do felino.

  1. Pasta de dente

Outro item que todos nós temos em casa e pode ser muito prejudicial para o animal é a pasta de dente. Caso ingerido, o flúor pode causar fortes dores intestinais, problemas no estômago, vômitos e ao longo prazo, incontinência e a morte. De forma alguma deixe o tubo aberto em seu banheiro, e se possível, armazene-o dentro de uma gaveta ou armário que não seja acessível.

  1. Tintas

As tintas, para quem as tem em casa, são perigosíssimas para os gatos. Por conta de elementos químicos como dissolventes, podem causar alucinações, coma, arritmia e problemas cardíacos que levam à morte. Evite o contato de seu pet com elas, mantendo-as fechadas e fora do alcance dos animais.

  1. Plantas

Algumas plantas comuns também podem ser tóxicas aos gatos. Copo de leite, Comigo ninguém pode, Lírio e Espada de São Jorge são alguns tipos que podem ser evitados. É normal que sejam atraentes aos gatos, motivo para redobrar a atenção caso cultive algum desses tipos em casa. Os sintomas de ingestão podem variar de sonolência ao aumento da pressão arterial, sendo possível de levar à morte.  Venenos para ratos e naftalinas também são tóxicos para os gatos.

Temos de lembrar que nossos pets são animais curiosos, e por mais esperto que eles sejam, o alerta deve sempre se manter ligado. Qualquer acidente que leve à intoxicação de seu pet, leve-o imediatamente para o médico veterinário, pois ele saberá como expulsar a substância e tentar salvar a vida de seu gato. Atenção ao que ele ingere e reconhecimento dos sintomas é essencial para prevenir uma possível tragédia.

Equipe Petblog

(196Publicações)

Comentários (1)

  1. Pingback: Dicas de limpeza para quem tem pets em casa! - PetBlog

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *