Seu pet sofre com barulhos dos jogos? Saiba como lidar durante a Copa do Mundo

As comemorações da Copa do Mundo já estão aí e, com o próximo jogo do Brasil chegando, alguns cuidados são essenciais para garantir o conforto de seu animal de estimação. Muitos já sabem que cães e gatos entram em estado de alerta diante dos barulhos causados pelos fogos de artifícios, comuns em dias de jogos. O que poucos se atentam é que outros acessórios – como cornetas e apitos – também podem assustar os animais, que captam infrassons e ultrassons que os humanos não são capazes de perceber.

Sabendo quando ocorrerão as muvucas, algumas atitudes são capazes de criar uma sensação de segurança, minimizando os efeitos negativos do barulho. Manter as portas e janelas fechadas, por exemplo, é uma boa opção para amortecer os sons externos, sempre com o cuidado de não deixar o ambiente muito quente.

Não deixe objetos espalhados pela casa, pois quando os fogos explodem, é comum que os cães e gatos corram desesperadamente, podendo esbarrar e tropeçar em qualquer coisa que estiver a sua frente. É importante que a água e comida deles estejam exatamente no lugar de sempre. Se costumar colocar a vasilha apenas na hora da refeição, deixe-a preparada.

Colocar uma música alta também ajuda minimizar os ruídos explosivos externos, sendo preferenciais as canções mais calmas. Isso cria estabilidade e pode prevenir os sustos.

Em especial para os gatos, é comum que procurem pelos cantos mais altos da casa para se esconder. Não se sabe exatamente o porquê, mas gatos se sentem mais seguros no alto. Deixar algum brinquedo ou manta dele nesses pontos altos pode ajudar a se sentir mais seguro.

E claro, sua companhia é muito importante, mas não force o contato com ele nesse momento. Fique junto, mas dê o espaço necessário para que o animal volte a se sentir seguro. Mantenha o tom de voz suave, bem calmo enquanto fala com seu bichinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *