Por que os gatos arranham?

Por que os gatos arranham?

Ter um gatinho em casa é motivo de alegria e conforto para muitos. Por outro lado, quem tem um gato em casa sabe o quão destrutivo ele pode ser ao se tratar de móveis e outros objetos. Mas, por que os gatos arranham?

O instinto de arranhar é da natureza do animal. Apesar de não podermos evitar, é possível amenizar os possíveis danos dentro de casa.

O primeiro e mais importante passo para todos aqueles que tenham um felino em casa é entender que eles precisam arranhar. Isso irá alongar seus músculos, afiar suas garras, e liberar um feromônio (odor) que sinaliza aos outros gatos que ele passou por ali.

Por isso, para evitar desastres com móveis, é aconselhável manter as unhas bem aparadas, lembrando que esse procedimento deve ser feito por alguém experiente. Um profissional sempre é o mais indicado nessas horas. As unhas dos gatos crescem em camadas, o que também explica a necessidade de arranhar, já que estão se livrando das camadas velhas ao apurar as novas.

Arranhadores são o melhor caminho

A principal artimanha que temos para lidar com esse instinto do bichano é adquirindo arranhadores próprios para esta atividade. Dessa forma, você protege seus móveis das garras afiada de seu gato, sem o privar de seus instintos básicos. Na hora de procurar pelo melhor objeto, prefira os arranhadores que sejam na vertical, pois gatos preferem arranhar nessa direção.

Caso seu pet não pareça ter interesse no novo brinquedo, insista! Brinque com ele, mostre como funciona, faça esse exercício várias vezes ao dia até que ele possa começar a criar esse hábito sozinho. O tamanho do arranhador também pode ter impacto na atração do felino pelo brinquedo. Os menores funcionam apenas para filhotes, já que gatos maiores tendem a querer controlar um espaço equivalente ao próprio tamanho. Apetrechos e decoração das mais variadas também podem fazer diferença e atrair ainda mais a atenção do animal. Então, atente-se para os arranhadores com mais detalhes e chances de ter uma adaptação melhor com seu pet.

2 Respostas para “Por que os gatos arranham?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *