Tártaros podem prejudicar a saúde do seu cão. Saiba como evitar!

Tártaros são parte de um problema odontológico que estamos acostumados a evitar com uma boa escovação, uso de fio dental e enxaguantes bucais. Agora, quando se tratam dos pets, você sabe o que é preciso para evitar  complicações mais sérias devido aos tártaros? 

O tártaro é uma bactéria causada pelo acúmulo de restos de comida. Mesmo com escovação, podem permanecer na boca em pontos chaves onde a escova não alcance. Além disso, para o aparecimento desse problema, é importante avaliar o pH bucal do animal, análise que deve ser feita por um profissional.

Pode até parecer um problema puramente estético ou de qualidade de vida, mas a bactéria do tártaro tem a capacidade de se infiltrar na corrente sanguínea do pet, podendo impactar no coração, rins, e fígado, levando até mesmo a morte, em casos mais extremos.

Como saber se meu pet tem tártaros?

Cães de raças menores possuem um histórico maior de tártaros, mas isso não quer dizer que cachorros grandes não possam ter, ou que não exista portes menores saudáveis. 

A identificação não é tão difícil, já que se torna visível, podendo até mesmo medir o grau de gravidade visualmente. Os dentes passam a se tornar amarelos em uma primeira fase, mas vão ganhando uma coloração marrom quando a bactéria for corrompendo a saúde bucal de seu cão. As gengivas ficam avermelhadas e inflamadas, podendo até mesmo acontecer do pet parar de se alimentar pela dificuldade de se alimentar.

Os procedimentos para o trato se resumem à uma cirurgia simples para limpeza e remoção. Como qualquer cirurgia, são necessários exames pré-operatórios para avaliar a saúde do bichinho. 

É possível evitar o problema fazendo a escovação diária do cão. Em muitos pet shops são vendidas escovas e pastas especiais para uso animal. Também existem veterinários especializados na área odontológica que podem lhe orientar sobre o passo a passo de como lidar com o problema.

Vale uma olhada, não é mesmo? A saúde do seu bichinho agradece!  

Equipe Petblog

(152Publicações)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *