O bigode dos gatos é realmente importante?

Importância do bigode dos gatos

Quem tem gatos em casa já deve ter reparado nos bigodes do seu bichinho. Quantos são? Pode cortar? Qual a importância deles? As vibrissas dos bigodes – pelos mais grossos e resistentes -, são responsáveis por captar movimentos e ativar o reflexo dos gatos.

Se por um acaso um gato perder esses receptores, o indicado é não deixá-lo sair de casa, pois pode ser que ele não encontre o caminho de volta. Não mudar móveis de lugar também é importante para que não haja colisão do animal com o objeto.

As vibrissas também estão presentes nas sobrancelhas e nas orelhas. Sem elas, os felinos não enxergam à noite, não conseguem captar perigos e nem perseguir presas. O normal é que o gato tenha entre oito e doze de cada lado espalhados pela bochecha, focinho, orelhas, sobrancelhas e queixo.

O que acontece se cortar os bigodes dos gatos?

Apesar de importante para os felinos, cortá-los  não é caso de vida ou morte. Principalmente em animais domésticos. Como eles auxiliam nos sensores de movimentos, são essenciais para caçar ou fugir de predadores, mas essas funções não são exploradas por animais de casa.

Apesar de não afetar sua saúde, cortar as vibrissas de um gato pode deixá-lo mal humorado e arisco.

Os bigodes caem?

Sim! Como os outros pelos do corpo, os bigodes também podem cair. Então, não seria estranho encontrar esses fios mais grossos pela sua casa. Porém, não é algo frequente a troca desses pelos, acontecendo bem menos do que os mais finos. Eles nascem novamente e relativamente crescem rápido.

Gatos bem pretos podem trocar seus bigodes por fios brancos com o passar dos anos, algo que vem junto com a idade. Essa diferença só é notada se o pelo for bem escuro, do contrário, é uma mudança bem discreta.

Os bigodes têm alguma relação com o humor?

Sim, eles podem denunciar como o gato está se sentindo. É um ótimo medidor de linguagem corporal. Se as vibrissas estão eriçados e para frente, é porque o felino está em estado de alerta ou caçando algo. Se estão para baixo, o animal está confortável e relaxado.

Preciso tomar algum cuidado especial?

Os gatos não gostam de encostar os bigodes tanto em objetos, quanto na água. Por esse motivo que eles procuram fontes, pias e torneiras para beber água em uma posição que não molhe as vibrissas. Esse pode ser um dos motivos do seu gato não estar tomando água.

Se o gato tenta retirar a ração do pote para comê-la no chão, procure comprar um pote maior, que ele não precise encostar os bigodes nas laterais do objeto.

Os bigodes ajudam o gato a enxergar?

Os felinos são animais com a visão já bastante prejudicada. Eles não conseguem enxergar objetos a mais de 30 cm deles, e por isso contam com a ajuda dos vibrissas. Quanto mais longo esses pelos, mais vantajoso é para o animal.

Todos os gatos têm bigodes?

Não! Por mais que possa parecer estranho diante de todas essas curiosidades, algumas raças de gato, como a Synphx, não possuem pelo algum em seu corpo. E isso inclui os bigodes!

Um comentário em “O bigode dos gatos é realmente importante?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *