Como funciona a visão dos gatos? Confira como eles enxergam!

Como funciona a visão dos gatos?

 É fácil perceber que os olhos dos gatos não são como os nossos.  Suas pupilas são diferentes e o tamanho, comparado à cabeça do animal, os faz enormes, como costuma ser em animais de hábitos noturnos. Além do uso dos bigodes para orientá-los, é sua visão diferente que o torna um animal tão perspicaz. Para entender como funciona a visão dos gatos, vamos conhecer como são seus olhos.

A estrutura dos olhos

Diferente dos nossos, suas pupilas são elípticas e verticais. Tem a capacidade de se abrir mais do que as humanas, o que permite a maior passagem da luz, o que faz com que sua visão noturna seja bem mais eficaz que a nossa.

Os olhos dos gatos tem uma estrutura reflexiva, chamada de região tapetal, ou membrana Tapetum Lucidum, que funciona como um estímulo duplo dos receptores responsáveis pela percepção de cores e formas.

Essa camada é a responsável pelo reflexo da luz, motivo pelo quais os olhos dos felinos brilham tanto no escuro!

Diferenças entre a nossa visão e a visão dos gatos

Os gatos não enxergam tão bem as cores, por conta de possuírem mais bastonetes do que cones, ao contrário dos seres humanos. Os bastonetes detectam a luz e tons de cinza, sendo responsáveis pela visão periférica e noturna. Já os cones, pela percepção de cor e luz diurna. Ou seja, nós enxergamos melhor durante o dia e distinguimos as cores com mais precisão.

Enquanto os humanos possuem o campo da visão periférica de 180°, o dos gatos chega a 200º, o que significa que conseguem enxergar mais coisas sem mover a cabeça.

Como eles enxergam?

Felinos não enxergam no escuro absoluto, mas em ambientes com pouquíssima luz, conseguem usar a visão até 50% mais do que as pessoas. Seu campo de visão é ótimo entre 3 e 6 metros, mas além dessa distância apresentam miopia, e antes, hipermetropia.

Durante um dia claro, enxergam de forma embasada, pois as pupilas contraem, fenômeno contrário à escuridão.

Curiosidade

Todos os gatos nascem com os olhos azuis! Isso pode mudar em decorrer dos meses e tem relação com a cor de seus pelos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *