Perigo da proliferação de insetos no verão: Pulgas e carrapatos

Perigo da proliferação de insetos no verão: Pulgas e carrapatos

Já reparou que é só o verão chegar para que os mosquitos surjam em todos os cantos de casa? Não apenas o incômodo, mas os casos de dengue também costumam aumentar nessa época de final de ano. Isso acontece porque a época é propícia para a reprodução de certos insetos, e isso inclui carrapatos e pulgas. Durante o inverno, pode demorar cerca de 140 dias para que essas pragas chegaram à fase adulta. No verão, são necessários apenas 10 dias.

Tantos as pulgas quanto carrapatos são um perigo para nossos bichinhos. Eles não apenas ficam se coçando, como podem transmitir doenças pelo sangue. Conheça as doenças mais comuns e perigosas causadas por pulgas e carrapatos em cachorros.

 

Doenças transmitidas causada pelas pulgas

Verminose – Essa doença é causa quando os pets se lambem e são ingeridos ovos ou larvas de pulgas que podem estar contaminadas por um verme que causa diarreia e convulsões. É possível a identificação por pequenos pontos esbranquiçados nas fezes ou no ânus do animal. Por isso é importante vermifugar seu bichinho.

Dermatite alérgica – É quando a saliva da pulga causa coceira extrema. Além, pode resultar em mau cheiro, queda de pelos. É preciso ser avaliada por um veterinário, que poderá indicar um tratamento adequado, muitas vezes por antibióticos e antialérgicos

Anemia – Por serem parasitas que se alimentam de sangue, uma grande quantidade de insetos podem causar anemia. O animal poderá se sentir letárgico e falta de apetite. O tratamento só pode ser iniciado após a exterminação total dos parasitas.

 

Doenças causadas por carrapatos

Erliquiose – Essa é a temida doença do carrapato, como é popularmente conhecida. Sua transmissão é realizada de um carrapato que passa de um cão doente à um sadio. Em casos extremos pode levar à morte, por isso é preciso ficar atento aos sintomas, que são: Febre, secreção nasal, falta de apetite, anemia e vômitos.

Doença de Lyme – Transmitida por carrapatos infectados, essa doença também atingir seres humanos. Provoca perda de peso, apetite, inflamação das articulações. Em cães, pode chegar a meningites, miocardite e reumatoide.

 

Prevenção de parasitas

Nessa época do ano, é bom se atentar aos lugares que você passeia com seu pet. Principalmente se esse for frequentado por outros animais. Hoje em dia existem remédios preventivos, que um comprimido pode proteger o sangue por 30 dias ou mais. Além disso, banhos com produtos antipulgas e a atenção de sempre procurar onde seu cãozinho se coça é importante para identificar algum possível problema.

4 Respostas para “Perigo da proliferação de insetos no verão: Pulgas e carrapatos

  1. gostaria de saber se tem algum remedio pra matar carrapato .Pois meu cachorro esta com carrapato dou banho nele dia sim e outro nao com sabonete matacura e boto butox tbm . E agora dei um comprimido contra pulga carrapato e vermes onome do remedio e ivercanis ,e ele continua com carrapoto .eu queria saber de tem algum outro remedio que possa dar a ele obligada

    1. Olá, Isabel! Tudo bem? No mercado existe vários tipos de remédio que precisam ser do porte e para a idade correta do cachorro contra pulgas e carrapatos. Caso não esteja resolvendo, indico que procure um veterinário ou uma clínica que possa lhe orientar em como proceder.

    1. Olá, Lúcia! Tudo bem? Não se desespere! Procure por remédios indicados para o porte e idade correta do cachorro. Hoje, no mercado, há vários tipos que podem lhe ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *