Por que os cachorros têm medo de fogos de artifício?

Pets e fogos de artifício

É um costume do brasileiro realizar shows pirotécnicos no final de ano, principalmente na madrugada do último para o primeiro dia do ano. O ritual de novo ano pode ser diferente para cada um, mas com certeza é um momento assustador para nossos pets. Quem tem pet já sabe que o barulho costuma assustar a maioria dos animais. Mas, você já pensou o porquê dos cachorros sentirem medo de fogos de artifício?

Saiba o porquê isso acontece e como devemos lidar.

 

Por que os cachorros têm medo de fogos?

A ciência já comprovou que os cães possuem um olfato bem melhor que o do ser humano. Acontece que isso também é válido para sua audição, que consegue captar sons distantes que não conseguimos. Esse sentido apurado era muito usado para caçar, algo que se perdeu a medida em que os cães foram domesticados.

Ainda assim, os cachorros conseguem ouvir de 10 mil a 40 mil hertz, enquanto que nós ficamos em uma média de 16 mil a 20 mil hertz. Isso explica bem porque os cachorros conseguem detectar quando estamos chegando antes mesmo de abrir a porta. Eles ouvem.

Diante disso, é explicável o porquê do barulho dos fogos ser capaz de deixar os cachorros tão assustados e desesperados.

Cuidados com os pets durante os fogos

Por mais que o show de fogos seja breve na sua cidade, tomar alguns cuidados podem fazer esses minutos menos frustrantes para você e pro seu pet.

  • Não se desespere! Uma mudança de atitude sua pode reforçar o medo do cão.
  • Tente acostumá-lo com outros sons altos, para que o impacto dos fogos seja menor.
  • Não o deixe sozinho. Caso não possa estar em casa durante a virada, cogite deixá-lo com alguém que ele confie ou levá-lo com você.
  • Mantenha a porta ou portão fechada. Pode ser que com o susto, ele tente fugir ou procurar um local para se esconder.
  • Evite pegá-lo no colo. Isso pode reforçar que ele precisa de abrigo por conta de perigo. O ideal é que aja o mais naturalmente possível.
  • Aprenda a fazer uma amarração tranquilizadora aqui.

Um comentário em “Por que os cachorros têm medo de fogos de artifício?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *