Como é realizado o treinamento de um cão-guia?

Como é o treinamento de um cão guia?

A relação de cães com deficientes visuais é tão bonita quanto antiga. Há registros desde a Idade Média de como os cachorros auxiliavam os cegos por meio de uma coleira. Hoje em dia, cães são treinados especialmente com a tarefa de acompanhar pessoas que possuem deficiências visuais.

Mas como será que um cachorro se torna um cão-guia? Confira algumas etapas de como é realizado o treinamento de um cão-guia.

 

Como surgiu o cão-guia?

Os primeiros cães-guias treinados vieram logo após a Primeira Guerra Mundial. O Estado custeou o alto orçamento para o treinamento de pastores alemães para que acompanhassem veteranos de guerra que perderam a visão em combate. Os cães já eram utilizados para missões militares por conta da inteligência e resistência física da raça.

Atualmente, labradores e goldens retriviers são as raças preferidas para a função. Apesar das capacidades serem as mesmas, essas raças são mais carinhosas e têm a aparência mais amigável e menos intimidadora do que o Pastor alemão, por exemplo.

 

O treinamento

É determinado desde filhote a função de um cão-guia, para que este possa ser educado de seu nascimento até a fase adulta. O início do treinamento é dado após quatro semanas de vida, quando o filhote passa ser submetido a testes de personalidades, sendo observado suas reações a novos sons, ambientes e mudanças climáticas.

Aos três meses, é inserida a movimentação dentro de veículos em sua rotina, para que se possa avaliar o seu comportamento. Durante esse período, o filhote aprende a desviar de obstáculos, reconhecer objetos aéreos, e a identificar a obstrução no trânsito de pedestres.

Ao completar um ano, e apto após esses testes, o cão é encaminhado para o ingresso em alguma escola de guia, onde terá seu aprendizado apurado e poderá auxiliar a vida de alguém.

2 Respostas para “Como é realizado o treinamento de um cão-guia?

  1. Muito interessante a reportagem. Poderiam fazer outras abordando o assunto,pois nem todas as pessoas tem conhecimento e nem sabem que aqui no E.Santo possui um local de treinamento dos cães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *