Inchaço na orelha do seu cachorro? Pode ser um otohematoma!

Inchaço na orelha do cachorro pode ser otohematoma

As coceiras, os rolamentos no chão, mordidas com outros animais e mesmo as colisões acidentais dos cachorros podem causar o otohematoma. Esse trauma auricular é bastante comum e existem várias formas de tratar essa anomalia, que apenas o veterinário poderá indicar após consulta. Confira mais sobre o que é e os tratamentos para esse inchaço nas orelhas.

 

O que é?

O otohematoma é geralmente causado por algum trauma na orelha do cão ou raramente de gatos, que faz com que alguma veia ou vasinho seja rompido. Esse sangue acaba acumulando sob a pele, formando uma bolsinha de fluído. Esse inchaço causa coceiras, incômodo, além de ficar dolorido também.

Se por um acaso seu cachorro esteja com dificuldade a mover a cabeça e houver um aumento de volume na orelha, é provável que ele esteja sentindo muita dor, chegando ao nível mais grave.

 

Tipos de tratamentos

Assim que identificado o problema, o pet deve ser encaminhado para o veterinário o quanto antes. O profissional irá avaliar a melhor forma de drenar o líquido, relativo ao estado em que está, tamanho e gravidade. O otohematoma pode ser auto-limitante, ou seja, também pode desaparecer sozinho em casos mais simples.

É possível que o veterinário tente drenar o sangue com uma seringa e agulha. Porém, apesar de prático e não precisar de anestesia, é mais efetivo apenas em fluídos mais recentes.

Também existe os drenos, que são tubinhos com base de silicone que liga o otohematoma ao lado de fora, formando um canalzinho por onde o fluido pode ser eliminado. É usado por cerca de 14 a 21 dias.

Em casos de otohematomas grandes e crônicos, é quase sempre recomendada a incisão cirúrgica, que elimina o problema de uma vez por todas.

 

Raças com maior tendência

Não existe nenhuma raça que tenha maior possibilidade de desenvolver o otohematoma que outra. O que pode acontecer é que cães com as orelhas mais longas, como Basset e Cocker, tem uma janela maior de possibilidades para os traumas.

Cachorros com otite podem ter otohematoma pelo excesso de coceira na orelha.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *