Alunos da Fabra desenvolvem projeto para descarte do lixo eletrônico de forma correta

Vivemos cercados de uma grande quantidade de equipamentos eletrônicos, e, que descartados de forma errada causam grande danos ao meio ambiente. Diante desse problema, a Faculdade Fabra em parceria com seus alunos desenvolveram o projeto “Ti verde: descarte o seu lixo corretamente.

Com objetivo sensibilizar e mobilizar os estudantes sobre os impactos ambientais ocasionados devido ao rejeite incorreto do material eletrônico (pilhas, bateriais, fios, etc) ao meio ambiente e estabelecer a instalação de pontos de coleta desses resíduos na faculdade e na comunidade em torno, bem como realizar visitas e palestras educativas.

O que justifica a abordagem deste tema é que a degradação da natureza não resulta da forma como o homem se relaciona com ela, e sim como se relaciona consigo mesmo, reproduzindo o que aprendeu ao longo da história, além da cultura de seu povo, não sendo um ato isolado de um ou mais indivíduos.

O projeto foi desenvolvido em etapas que inclui:

Realização de visitas e palestras
Foram realizadas palestras e visitas técnicas durante os anos de 2016 e 2017 sobre a temática de Resíduos Sólidos e o Meio Ambiente. A finalidade das palestras eram instruir os alunos sobre a relevância em praticar atitudes ambientalmente corretas, bem como sustentáveis, e o desenvolvimento de um cidadão ecologicamente critica.

Etapa 2: Implantação dos pontos de coletas
Foram implantados dois coletores, dispostos pela Faculdade, em pontos estratégicos. Os coletores em locais de grande visibilidade, identificados com instruções sobre o descarte.

Etapa 3: Destinação dos resíduos
Todo material foi encaminhado para a Central de coleta do município. Uma vez armazenado, o Município deverá entrar em contato com a fabricante e/ou direcionar para a destinação correta.

Etapa 4: Implantação de pontos de coletas para lixo eletrônico de médio porte.
O objetivo desta etapa é aumentar o porte do lixo eletrônico coletado, bem como estender os pontos de coletas no Bairro de Barcelona. A fim de envolver toda a comunidade local na coleta seletiva deste tipo de resíduo solido.

Etapa 5: Monitoramento da coleta de Resíduos eletrônicos
Após a implementação dos pontos de coletas. O objetivo desta etapa é monitorar o quantitativo de lixo eletrônico coletado.

Apesar de existirem programas ambientais importantes, tais como a coleta seletiva de lixo e o tratamento de esgoto doméstico, percebe-se que a população ainda não se encontra preparada para trabalhar em prol das questões ambientais, principalmente no que diz respeito à utilização de forma sustentável dos recursos naturais.

(48Publicações)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *