Março é o mês de prevenção ao câncer colorretal

Má alimentação, histórico familiar, baixo consumo de cálcio, além da obesidade e sedentarismo estão entre os fatores de risco do câncer colorretal, caracterizado por tumores no intestino grosso (o cólon) e no reto. Você sabia que o mês de março é marcado pela conscientização contra a doença?

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam para o Brasil 34,2 mil novos casos este ano, sendo desses 16.660 em homens e 17.620 em mulheres. No Espírito Santo, são esperados 650 casos, sendo o terceiro tumor mais comum, se desconsiderarmos os tumores de pele não melanoma, perdendo apenas para o câncer de mama e de próstata.

Segundo Loureno Cezana, uma alimentação rica em fibras, frutas, além da prática regular de atividades, previnem o câncer colorretal

Em muitos casos, esse tipo de câncer apresenta grandes chances de cura, principalmente se detectado precocemente, segundo o oncologista do Centro Capixaba de Oncologia (Cecon), Loureno Cezana. “Uma alimentação rica em fibras, frutas, além da prática regular de atividades são medidas que previnem o câncer colorretal. Evitar o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, carnes e outros alimentos processados também ajudam a prevenir a doença”.

Os tumores podem ser detectados precocemente através de dois exames principais: a pesquisa de sangue oculto nas fezes e a endoscopia digestiva baixa (colonoscopia). Esses exames devem ser realizados sem sinais e sintomas (rastreamento).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza o rastreamento sistemático de pessoas acima de 50 anos. Existem alguns grupos com doenças, às vezes hereditárias, que se indica o rastreamento numa idade precoce ou até mesmo a retirada do intestino grosso antes do desenvolvimento da neoplasia.

A cirurgia é o tratamento inicial. Em seguida, a radioterapia, associada ou não à quimioterapia, é utilizada para diminuir a possibilidade de volta do tumor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *