Médica alerta para os cuidados com o lúpus durante o verão

Durante o verão, os balneários são, em via de regra, os locais mais procurados para o lazer e para garantir o bronzeado na calorenta estação. Mas, atividades que levam à exposição solar contínua e prolongada devem ficar fora da programação de pessoas portadoras de lúpus, uma doença autoimune. Por isso, a recomendação médica é: cuidado redobrado nesse período!

De acordo com a reumatologista Lídia Balarini, da Clínica Reuma, o lúpus cutâneo, tipo que só atinge a pele e cuja incidência é maior em mulheres, piora muito com a exposição ao sol. A queda de cabelo, a perda de pigmento e a piora das lesões são algumas complicações.

Esse tipo de lúpus que acomete apenas a pele pode ser identificado a partir do surgimento de lesões avermelhadas que costumam aparecer no rosto, na nuca e também no couro cabeludo. O diagnóstico é feito por meio de exames de pele e, em alguns casos, biópsia.

“Muitas vezes, o lúpus cutâneo é confundido com alergia ou rosácea, mas se não tratado pode provocar lesões com cicatrizes profundas, queda de cabelo da parte atingida e perda de pigmentação na pele, com visual semelhante ao vitiligo”, explica.

Já o lúpus eritematoso sistêmico é a forma mais grave da doença. Além da pele, causa a inflamação das articulações, tendões e outros tecidos e órgãos conjuntivos. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, as causas do lúpus ainda são desconhecidas, mas sabe-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais contribuem para o desenvolvimento do problema.

A pessoa com lúpus precisa de cuidados especiais, e dentre eles estão evitar exposição ao sol; parar de fumar, pois o cigarro reduz a ação da hidroxicloroquina; fazer exercícios; adotar uma dieta rica em cálcio para prevenir a osteoporose, associada ao uso de corticoesteroides; não consumir alimentos ricos em gordura e açúcar, afastando, assim os picos de colesterol e triglicérides, e o risco de aumento da glicemia, também ligado a esses medicamentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *