Pilates para homens: benefícios vão da estética à saúde

Embora o método ainda seja mais popular entre as mulheres, os homens estão descobrindo que, além da musculação e do futebol, o pilates pode ajudar a melhorar o condicionamento físico e até o desempenho sexual, vantagens que têm chamado, cada vez mais, a atenção do público masculino para a modalidade. E outro grande benefício é o fato das adaptações dos exercícios poderem ser feitas de acordo com a necessidade do atleta, livre de sobrecargas, dores ou lesões indesejadas.

Diferentemente de atividades como a musculação, por exemplo, que exigem exercícios pesados em equipamentos, o pilates trabalha a mente para conduzir os músculos, com equilíbrio, postura e flexibilidade. Colabora para melhorar a respiração, o fortalecimento do corpo e a resistência. É o que explica a instrutora de pilates e diretora da Azen Academia, Gisely Machado.

“Por fortalecer, a atividade também é recomendada para homens que queiram melhorar o desempenho nas modalidades que já praticam, como corrida, futebol, natação, ou que estejam sentindo as desvantagens da má postura no trabalho. O pilates ajuda a desenvolver a conscientização corporal”, resume.

“A prática semanal do pilates aumenta o tônus muscular e a concentração, e ajuda na postura”, garante Gisely Machado

Gisely lembra ainda que a prática realizada no solo ou em aparelhos, acompanhada de acessórios como bola, faixa elástica e molas, tornam os exercícios desafiadores, pois trabalham o equilíbrio, deixando os membros superiores fortes e o abdômen definido. “A prática semanal proporciona aos homens o aumento do tônus muscular, tensão de repouso e reatividade ao alongamento passivo, que é essencial para uma boa postura e também aumenta a concentração”.

A combinação de instrumentos, repertório de exercícios e bons resultados acabam sendo úteis para um problema enfrentado pelos homens depois dos 40 anos: o risco de câncer de próstata, associado, em parte, com a deterioração da musculatura do assoalho pélvico. Por isso, é válido que eles adaptem os treinos para fortalecer essa área do corpo, retardando o desenvolvimento da doença.

Benefícios do pilates para o homem:

– Melhora o desempenho em outros esportes: o método traz melhor equilíbrio, fortalecimento, flexibilidade, coordenação e respiração, tornando-se um ótimo complemento para qualquer atividade física.

– Aumenta a disposição sexual: a atividade promove oxigenação e facilita a distribuição de sangue e de hormônios pelo corpo.

– Tonifica os músculos: o pilates não leva à hipertrofia do músculo, ao contrário da musculação. Os exercícios tonificam sem que você perca a flexibilidade.

– Reduz o risco de câncer de próstata: o principal risco é associado, em parte, com a deterioração da musculatura do assoalho pélvico.

– Resistência: uma parte fundamental na meta de muitos homens. Além de ser uma atividade de baixo impacto, fortalece o corpo sem prejudicar as articulações e também auxilia no ganho de resistência respiratória.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *