Quer planejar as férias do próximo verão? Comece agora!

A estação mais quente do ano já entrou em contagem regressiva para chegar ao fim. Os dias mais longos e ensolarados darão lugar a brisa mais leve do Outono, que começa na próxima terça, 21 março. Mas, para quem já quer planejar as férias do próximo verão, o ideal é começar a organização o mais breve possível.

O professor da Fucape Fernando Antônio de Barros Júnior, Doutor em Teoria Econômica, afirma que o ideal é fazer uma lista com diferentes passeios ou destinos desejados e depois levantar os custos de cada. “Assim, pode-se fazer uma comparação mais precisa entre custos e benefícios. Além disso, quem planeja com antecedência pode ter mais opções de quartos em hotéis e também conseguir promoções para passagens aéreas ou pacotes completos de viagens”.

O especialista explica que todo planejamento deve começar com a listagem de receitas (salário, aluguéis recebidos, etc) e depois com uma programação de despesas (ou gastos) que não supere as receitas listadas anteriormente.

“É importante lembrar que despesas extras podem surgir ao longo do mês. Desse modo, é necessário haver espaço no orçamento familiar para acomodá-las. Caso esse tipo de despesa não ocorra, a parte do orçamente familiar que estava destinada a ela pode ser tornar poupança”, orienta.

Um dos maiores erros de quem deseja construir uma reserva financeira, de acordo com o Doutor, é poupar o dinheiro que sobra no final do mês, pois muitas vezes esse valor pode ser muito pequeno ou mesmo estar zerado. Para a construção de uma reserva consistente, deve-se considerar a poupança como o primeiro “gasto” após o recebimento do salário ou renda.

“Outra dica é começar a reservar uma porcentagem pequena do salário para poupança, por exemplo 5%, e depois que o hábito de poupar mensalmente for incorporado, pode-se aumentar a porcentagem do salário a ser poupada”, recomenda o professor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será divulgado. Campos obrigatórios estão marcados com *