Geral

Hóspede indiano testa positivo para covid-19 em Vitória, confirma governador Renato Casagrande

Informação foi confirmada durante cerimônia de vacinação de portuários e aeroportuários no Palácio Anchieta

Foto: Reprodução TV Vitória

Um indiano que estava hospedado num hotel na orla de Camburi, em Vitória, testou positivo para covid-19. Ele apresentou sintomas e a Vigilância Sanitária interditou o hotel no início da tarde desta sexta-feira (28). Ainda não é possível afirmar que ele está infectado pela nova cepa indiana. O material coletado será analisado pela Fiocruz, no Rio de Janeiro, para confirmação.

Outros dois indianos, companheiros de trabalho deste hóspede, também estavam em isolamento mas testaram negativo para covid. A informação foi confirmada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, durante a cerimônia de início da vacinação de portuários e aeroportuários no Palácio Anchieta, na capital.

"Nós já identificamos um hóspede contagiado. O que estamos investigando agora é se essa pessoa está com a variante indiana ou não", disse o governador.

O subsecretário de Estado da Saúde, Luiz Carlos Reblin, explicou que o hotel foi isolado e que todos que estiverem no local serão testados. "São 52 adultos e cinco crianças, além de 37 trabalhadores do hotel. Todos farão o teste RT-PCR para identificar se estão com o  vírus. Se der positivo, como o primeiro caso de passageiro indiano, o material será enviado para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, que é o órgão que faz a análise e confirma as variantes", descreveu.

TV Vitória
Suellen Araujo/TV Vitória
TV Vitória
TV Vitória

"Acho que todos aqui acompanham a preocupação mundial com essa variante do vírus, da possibilidade de causar grandes surtos onde se instalada. O hotel não recebe mais clientes. Ninguém mais o acessa. Tinha evento previsto que já foi cancelado. As pessoas que estão hospedadas só vão sair depois de autorização das autoridades sanitárias ali presentes", continuou Reblin.

Rede de investigação

Segundo Casagrande, os hóspedes e funcionários serão isolados no estabelecimento. "Nossa equipe está trabalhando. Estamos contactando as pessoas que transportaram os hóspedes para o hotel e isolando essas pessoas em suas casas", pontuou.

O governador também cobrou mais ação do Governo Federal em relação à vigilância nas fronteiras. "Isso mostra a necessidade de uma ação de vigilância, mostra como é importante que o Governo Federal estabeleça um controle nos portos e aeroportos", frisou.

Navio para a Índia

Os indianos chegaram ao Espírito Santo num voo vindo de São Paulo. Eles levariam um navio atracado no litoral capixaba para a Índia. O passageiro que testou positivo já chegou ao Estado com sintomas de covid-19, com tosse, coriza e febre. 

Diante do quadro, o hotel acionou a Vigilância Sanitária. Os profissionais foram até o quarto dos estrangeiros e aplicaram o teste tipo swab. Em seguida, foi feito um rastreamento entre os funcionários que tiveram contato direto com os três asiáticos. 

A testagem foi estendida aos outros funcionários e hóspedes do hotel. A área da piscina, por ser ampla e ao ar livre, foi adaptada para a coleta de material. Cerca de 100 testes serão aplicados para investigação de possíveis infecções. 

Leia também: Indiano com covid no ES: hóspedes de hotel só poderão sair após resultado de exames

Leia também: VÍDEO I Hotel em Vitória é fechado após hóspedes indianos apresentarem sintomas de covid




Pontos moeda