23/8/2009 às 10h53 - Atualizado em 23/8/2009 às 13h31

Biblioteca do Transcol começa a funcionar nesta segunda no Terminal de Jardim América

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação/Secom
O novo módulo da Biblioteca Transcol começa a funcionar nesta segunda-feira (24), com a inauguração do Terminal Jardim América, em Cariacica. O novo módulo tem 14 metros quadrados (m²), com direito a mesa de leitura e ar condicionado. O acervo inicial contará com 1.000 livros; e 20 audiolivros, disponíveis para pessoas com deficiência visual, além da assinatura de seis periódicos para leitura no local. O horário de funcionamento será o mesmo das outras unidades: de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas.

O serviço foi apresentado á população neste sábado, durante a solenidade de inauguração do Terminal, que contou com a participação do governador Paulo Hartung e os realizadores do projeto – a secretária de Estado da Cultura, Dayse Lemos, a diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, os irmãos Ricardo e Rodrigo Trazzi, da Organização não Governamental (ONG) Universidade para Todos; e a patrocinadora do projeto, a empresa ArcelorMittal Tubarão.

A Biblioteca Transcol do Terminal Jardim América começa a funcionar nesta segunda-feira (24) e terá 14 metros quadrados (m²), mesa de leitura e ar-condicinado. Existem outros quatro módulos em funcionamento nos terminais Laranjeiras, em Serra; Ibes, em Vila Velha; Itacibá e Campo Grande, em Cariacica. A Biblioteca Transcol está inserida em um projeto estruturante do Governo do Estado, chamado “Leia Espírito Santo”, que implementa ações de incentivo à leitura e à pesquisa.

A partir da implantação da nova unidade, a quantidade de livros disponíveis para empréstimo em todas as unidades do projeto chegará a 5.500 exemplares. O acervo é composto por obras consagradas da literatura nacional e internacional, e também reserva espaço para autores capixabas.

O projeto Biblioteca Transcol já atraiu nos quatro módulos 11.900 associados, que efetuaram 57.600 empréstimos. A média de empréstimos por dia é de 250 livros.

Mais procurados

Uma pesquisa feita pela Universidade para Todos revelou as preferências dos associados do projeto Biblioteca Transcol. Os livros mais procurados nas estantes são “A Cidade do Sol” e “O Caçador de Pipas”, ambos do autor favorito Khaled Hosseini. “Lua Nova”, de Stephenie Meyer, febre entre os jovens, está em terceiro lugar na lista dos preferidos. “A Menina que Roubava Livros”, um romance do escritor australiano Markus Zusak; e o Código Da Vinci, de Dan Brown, também figuram entre os cinco mais lidos.

A listagem de autores favoritos apresenta uma curiosidade. Os associados não buscam somente livros populares. Victor Hugo, um dos mais famosos representantes da literatura clássica mundial está entre os cinco mais lidos. A obra mais procurada é “Os Miseráveis”, escrita em 1862.

Os trabalhadores do Sistema Transcol, entre motoristas cobradores e fiscais, abraçaram o projeto. É comum vê-los circulando com livros pelos terminais. Já são 630 empregados associados. Entre as ocupações que mais fazem empréstimos, figuram também os estudantes, e funcionários de empresas privadas.

Cadastro

Os interessados em se associar à Biblioteca Transcol devem preencher um cadastro com dados pessoais, apresentar documento de identidade e comprovante de residência.

O cadastrado recebe uma carteirinha com foto, que deve ser apresentada junto a um documento de identidade, no ato de empréstimo de livros. Os leitores podem pegar um livro de cada vez, por um período de 10 dias e o empréstimo pode ser renovado por mais 10 dias

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014