| 17/5/2010 às 8h29 - Atualizado em 17/5/2010 às 10h6

Moradores fazem abaixo-assinado para retirar trilho de trem em Fundão

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória
Os moradores de Fundão não aguentam mais conviver com a linha férrea que passa pelo município. Para evitar acidentes e acabar com a poluição, eles fizeram um abaixo-assinado para retirar os trilhos do trem que cortam a cidade.

A servente Suzete Pimentel conta que há 9 anos o marido morreu atropelado ao tentar atravessar no local, que na época não tinha passarela para travessia. "Ele tinha ido à casa de um amigo e na volta não viu o trem e foi atingido".

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, nos últimos 10 anos foram 15 pessoas que morreram no local, que apesar de ter passarela em alguns trechos não há proteção na beira da linha.

Além dos acidentes, outro problema tem tirado o sossego dos moradores que vivem próximo à linha. O aposentado Jaime Loureiro contou que adquiriu um problema de saúde por conta da poluição. "Fui ao médico com muita falta de ar e ele me perguntou se eu fumava. Eu nunca fumei, mas a poluição acabou aparecendo na chapa".

Segundo o presidente da Associação de Moradores de Fundão, Eugênio Ribeiro, já são mais de 2 mil assinaturas de moradores pedindo a retirada dos trilhos.

A prefeitura diz que várias reuniões entre a comunidade estão sendo feitas com a Vale, que é quem administra a ferrovia Vitória x Minas. Segundo a companhia, o trecho de 1 quilômetro é cercado e há passarelas colocadas em locais indicados pelos próprios moradores.

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014