21/8/2010 às 10h27 - Atualizado em 21/8/2010 às 10h27

Curso para formar cuidadores de idosos nesta segunda-feira na Serra

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação/Prefeitura
A Prefeitura da Serra lança mais um programa de atenção à saúde do idoso, o Conhecer para Cuidar. Na próxima segunda-feira, dia 23, serão abertas as inscrições para o Curso de Formação de Cuidadores de Idosos do município. São 120 vagas. O curso será realizado de 20 a 24 de setembro, no auditório do CRAS de Laranjeiras, das 8 ao meio-dia.

O curso é uma parceria da Secretaria de Saúde da Serra com o Instituto de Previdência dos Servidores (IPS) do município. Como as vagas são limitadas, a orientação é de que os interessados procurem logo fazer sua inscrição, que serão aceitas por telefone ou email.

A assistente social Rosana Orlandi, coordenadora do Programa de Atenção à Saúde do Idoso (Pasid), da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o curso será ministrado por uma equipe multidisciplinar formada por médico geriatra, enfermeiro, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, dentista e nutricionista.

A intenção é preparar pessoas que têm um idoso em casa que precisa de cuidados especiais, ou pessoas que trabalham com esse cuidado. De acordo com dados do DataSus 2009, estima-se que haja no município 26.752 pessoas acima de 60 anos.

Rosana Orlandi diz que, hoje, não há estatística sobre o número de idosos que tem dependência de terceiros para desenvolver atividades no seu dia-a-dia, mas ressalta que o curso é importante não só no sentido de capacitar tecnicamente cuidadores, mas de oferecer apoio a essas pessoas, principalmente os familiares que convivem diariamente com alguém que precisa dessa atenção constante.

É bom lembrar que a Prefeitura da Serra tem outros programas voltados para atenção ao idoso na área da saúde: entre eles, o de saúde bucal, orientação ao exercício físico, combate à hipertensão e ao diabetes, o de suplementação alimentar (este voltado para idosos de baixa renda), além de outros voltados para integração social, que envolvem outras secretarias.

Curso de formação de Cuidadores de Idosos Quando:20 a 24 de setembro
Local:Auditório do CRAS de Laranjeiras
Horário: das 8 ao meio-dia
Inscrições: Serão abertas nesta segunda-feira, dia 23
Vagas: 120

Como se inscrever
Por telefone:
Divisão de Serviço Social do IPS: 3089-4804 / 3089-4814
Email: ipsservicosocial@hotmail.com.
 

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014