28/12/2010 às 11h41 - Atualizado em 28/12/2010 às 12h3

Itarana, Itaguaçu e Santa Maria de Jetibá podem decretar situação de emergência

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

Foto: Márcio Souza / Renata Mofati /
Após as fortes chuvas que atingiram o Estado na noite de domingo (26), Itarana, Itaguaçu e Santa Maria de Jetibá podem decretar situação de emergência. Ao todo 185 pessoas estão desabrigadas e 1.015 estão desalojadas nos três municípios e em Muqui. Desalojados são os que deixam suas casas após o desastre, mas tem para onde ir, podendo ser a casa de um amigo ou de um parente. O desabrigado precisa ser acolhido pela Prefeitura Municipal.
 
Equipes da Defesa Civil Estadual estiveram ontem (27) em Itarana, Itaguaçu e Santa Maria de Jetibá, com a finalidade de verificar os danos e apoiar os municípios nos trâmites de decretação de situação de emergência e acelerar solicitações de assistência humanitária e de reconstrução. Na manhã de hoje (28) outra equipe, composta por dois Soldados e um Engenheiro Civil, se deslocou para o município de Muqui, onde também irá analisar áreas de risco de deslizamento.
 
O Plano Estadual de Contingência para Chuvas foi acionado, e a Defesa Civil Estadual tem mantido um contato estreito com a Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETADES) e com o Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES). Os municípios afetados solicitaram o apoio da SETADES no envio de cestas básicas e colchões para os desabrigados e desalojados. Também foi solicitada ao DER-ES a reconstrução emergencial de um trecho da ES164, próximo a sede de Itaguaçu.
 
As Defesas Civis Municipais estão monitorando as áreas de risco e dando o suporte necessário a população. No site da Defesa Civil Estadual (http://www.defesacivil.es.gov.br/) o cidadão consegue acessar todos os contatos das Defesas Civis Municipais.
 
Monitoramento das condições hidro-meteorológicas

A Defesa Civil Estadual recebe constantemente informações do Incaper e de outros institutos de monitoramento, como por exemplo, o Sistema de Alerta de Cheias da Bacia do Rio Doce.
 
Previsão do tempo

28/12/2010: Nesta terça-feira existem condições favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuvas de intensidade moderada a forte nas regiões: Sul (principalmente na região do Caparaó), Serrana, Grande Vitória e Noroeste do Estado (principalmente na parte sul da região) a partir da tarde.

29/12/2010: Na quarta-feira, essas condições deverão ocorrer nas regiões: Nordeste (áreas próximas ao litoral) e Noroeste do Estado no decorrer do dia.

30/12/2010: Na quinta-feira, as chuvas intensas deverão ocorrer nas regiões: Serrana, Nordeste (áreas próximas ao litoral) e Noroeste do Estado no decorrer do dia.

Essas chuvas deverão ocorrer de forma localizada e elas deverão vir acompanhadas de rajadas de ventos fortes, descargas elétricas, acumulados significativos de precipitação em um curto período de tempo e não se descarta uma eventual queda de granizo.
 
Boletim Extraordinário do Sistema de Alerta de Cheias da Bacia do Rio Doce

As informações servem de alerta para os municípios capixabas banhados pelo Rio Doce. As previsões hidrológicas para as localidades monitoradas pelo sistema de alerta do rio Doce onde se observam níveis superiores à cota de alerta ou inundação são as seguintes:

- Ponte Nova - Rio Piranga. Nível com tendência a subir, podendo oscilar em torno da cota 365 cm (acima da cota de inundação de 330 cm), por volta das 15 horas do dia 28/12/10.

- Governador Valadares - Rio Doce. Nível com tendência a subir, podendo oscilar em torno da cota 380 (acima da cota de inundação de 360 cm), às19 horas do dia 28/12/10.

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014