1/4/2011 às 9h42 - Atualizado em 1/4/2011 às 13h8

Donos de cães e gatos no ES vão vacinar animais contra a raiva em setembro

R7
Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação/Secom
A Campanha Estadual de Vacinação Antirrábica deste ano será realizada em setembro. A estimativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é vacinar mais de 586 mil cães e gatos em todo o Espírito Santo.

O calendário de vacinação foi definido pelo Ministério da Saúde, que entregará as doses à Sesa a partir de julho. Nos próximos meses, equipes da Secretaria vão se reunir com representantes dos 78 municípios, para definir as estratégias da Campanha cuja meta é imunizar 80% da população de cães e gatos do Estado.

“A mobilização vai se estender por todo o mês de setembro e os postos de vacinação serão definidos, posteriormente, pelos municípios”, explica o coordenador do Programa de Raiva e Leishmaniose da Sesa, Lucas Donato.

Além das vacinas, a Sesa enviará às secretarias municipais de saúde material gráfico para divulgação, insumos (como seringas) e doses extras da vacina para campanhas de rotina.   

Sintomas

O animal raivoso apresenta sintomas como agressividade, baba frequente, perda de apetite, paralisia de membros e permanência em locais isolados e escuros. “O dono deve estar atento às mudanças de comportamento do animal, já que cães dóceis passam a atacar as pessoas sem motivo”, explica Donato.  

Caso identifique qualquer suspeita de raiva, o dono deve isolar o animal em local seguro e buscar ajuda especializada no centro de controle de zoonoses local, ou com técnicos da vigilância ambiental do município, para que as providências necessárias sejam tomadas.   

Agressão

Em caso de mordida, o primeiro procedimento é lavar bem a ferida com água e sabão ou detergente. O médico veterinário da Sesa alerta que a população deve evitar a automedicação e buscar, o mais rápido possível, um serviço de saúde para orientação e tratamento preventivos contra a raiva.

Saiba mais

A raiva é uma zoonose – doença que pode ser transmitida aos humanos pelos animais – causada pelo Rhabdovirus e transmitida, principalmente, por cães, gatos e morcegos. O contágio acontece por meio de mordidas, arranhões e saliva de animais infectados. Quando transmitida ao homem, a raiva é quase sempre letal.

No meio urbano, o principal vetor da doença para o ser humano é o cão. No meio rural, o morcego do tipo hematófago (que se alimenta de sangue) é o maior transmissor para humanos, bovinos, equinos, suínos e macacos.

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014