11/6/2012 às 12h37 - Atualizado em 11/6/2012 às 12h37

Lista dos remédios de alto custo fornecidos pelo Estado será revisada e atualizada

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) fará uma revisão da lista de medicamentos de alto custo adquiridos com recursos próprios. A Iniciativa vem de uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem o objetivo de atualizar a relação dos itens fornecidos.

Atualmente, a Relação Estadual de Medicamentos (Rememe) conta com 182 remédios, sendo 151 padronizados pelo Ministério da Saúde (MS). Os demais 31 foram acrescentados pela Sesa a fim de cobrir uma demanda local específica, como itens voltados para o tratamento de pacientes que sofrem, por exemplo, com dor crônica e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) – veja lista.
 
De acordo com a gerente do setor de Assistência Farmacêutica da Sesa, Maria José Sartório, durante o processo de revisão será avaliada a possibilidade de exclusão, substituição ou até mesmo inclusão de algum tipo de medicamento que seja considerado importante. “Precisamos discutir para ver o que pode ser alterado. Nossa intenção é modernizar essa lista”, ressalta.
 
A coordenação dos trabalhos ficará a cargo da Comissão Estadual de Farmacologia e Terapêutica (CEFT), formada por médicos e farmacêuticos, e que contará também com a colaboração de algumas sociedades de especialidades médicas. Assim que tudo for concluído, a nova relação será disponibilizada para consulta pública e, depois, deverá ser publicada oficialmente até novembro. 
 
Diferentemente dos remédios da atenção básica, fornecidos pelos municípios, os medicamentos de alto custo (também conhecidos como excepcionais ou do componente especializado) são de responsabilidade do Estado. 
 
No Espírito Santo, os pacientes fazem desses produtos nas Farmácias Cidadãs Estaduais, localizadas em Cariacica (Farmácia Metropolitana), Venda Nova do Imigrante, Nova Venécia, Vila Velha, Linhares, Colatina e São Mateus, Serra e Cachoeiro de Itapemirim. 

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014