9/7/2012 às 17h51 - Atualizado em 9/7/2012 às 18h12

Pinguim é resgatado em praia da Serra e abre "temporada" de visitação de animais no ES

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

DivulgaçãoVisitantes inusitados e que despertam a curiosidade de muitas pessoas. Todos os anos, pinguins são encontrados encalhados em praias do Espírito Santo nesta época do ano. A partir do começo do mês de julho, esses encantadores animais aparecem no Brasil depois de se aventurarem no mar da Patagônia em busca de comida.

No último sábado (07), o primeiro caso de 2012 foi registrado em uma praia da Serra. “Ele foi encontrado por banhistas e está recebendo cuidados no CTI. Esse pinguim ainda não está conseguindo ficar em pé. Ele está bem fraco e não consegue se alimentar sozinho direito”, explicou o médico veterinário Luis Felipe Mayorga, do Instituto de Pesquisa e Reabilitação dos Animais Marinhos (Ipram). 

Com a chegada do primeiro visitante, a expectativa é de que outros pinguins apareçam nos próximos dias. “Não temos estimativa de quantos devem ser encontrados. A natureza não é matemática e cada ano é diferente do outro. O que podemos dizer é que temos uma tendência a intercalar anos com mais registros com outros com menos. Seguindo esse pensamento, esperamos um ano com muitos casos”, acrescentou. 

Vale lembrar que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, os pinguins não devem ser colocados no gelo. Quando encontrados encalhados, eles devem ser mantidos em local seco e aquecido. 

Telefones úteis:
Ibama - 3089-1150
Ipram - 9865-6975

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014