4/10/2012 às 8h13 - Atualizado em 4/10/2012 às 12h27

Aproveite o Dia Nacional de Adoção para dar um lar a um bichinho de estimação!

Redação Folha Vitória
Redação Folha Vitória

DivulgaçãoO Dia Nacional para Adotar um Animal vai ser comemorado pelo 13º ano consecutivo nesta quarta-feira (04) e essa é uma boa oportunidade para você, que quer ter um animal de estimação.

Só no Centro de Controle de Zoonoses de Vila Velha (CCZ-VV), 14 cadelas e três cachorros com idade entre um e quatro anos, estão aguardando para ter um novo dono, um novo lar e muito amor. Além disso, oito filhotes, também aguardam a adoção.

De acordo com a coordenação do CCZ-VV, a maior dificuldade encontrada na adoção desses bichinhos, é que na maioria das vezes as pessoas preferem adotar animais de raça. E todos os animais que aguardam pela adoção são de raças mestiças. Além disso, as pessoas também preferem os filhotes.

No CCZ-VV, para adotar um animalzinho, é preciso ter mais de 18 anos, ou estar acompanhado de um responsável. Também é necessário levar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

No ato da adoção, o interessado preenche um termo de responsabilidade e também um questionário, que informa qual o animal é mais adequado para cada família.

Adoção

De acordo com Sâmara Abrahão, protetora independente, no Espírito Santo existem vários grupos com animais dispostos para adoção. Ainda segundo a protetora, a maior dificuldade encontrada na adoção de animais, é encontrar interessados, que realmente tenham compromisso com a adoção, já que os bichinhos necessitam de atenção, cuidado, tempo e amor. “A maior dificuldade na adoção dos animais é encontrar interessados realmente compromissados. As pessoas as vezes adotam um animal, mas depois querem devolvê-lo, porque percebem que não tem tempo para cuidar do bichinho”, explicou.

Além disso, Sâmara disse ainda que, as pessoas que não podem ou não tem interesse em adotar um bichinho, pode ajudar os grupos de adoção com doações de remédios, alimentação, entre outros.

Bênção dos animais

Na próxima quinta feira (4), os moradores do Centro de Vitória e toda a Grande Vitória, têm a oportunidade de participar da bênção dos animais que acontece no Convento São Francisco na Cidade Alta. O evento é uma comemoração que a Mitra Arquidiocesana (Igreja Católica) realiza para celebrar o dia de São Francisco de Assis, o protetor dos animais.
A bênção será dada por frei Pedro Engel, franciscano da fraternidade do Convento Nossa Senhora da Penha. O evento acontecerá as 9h, na rampa de entrada do Convento São Francisco.

Serviço:

Centro de Controle de Zoonoses de Vila Velha
Telefone: (27) 3226-9499 ou (27) 3226-9477

Grupos de adoção:
- Auaufanato: [email protected]
- Animais Carentes ES: [email protected] / Telefone: (27) 8166 7886
- Abrigo Morada da Floresta:  [email protected]

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014