21/5/2013 às 9h45 - Atualizado em 21/5/2013 às 9h45

Campanha de vacinação contra pólio começa dia 08 de junho

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

DivulgaçãoA Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite já tem data definida: começa no dia 08 de junho, quando também será realizado o “Dia D”, e se estende até o dia 21 do mesmo mês. Pais e responsáveis por crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade devem levá-las aos postos imunização para tomar as gotinhas.

No Espírito Santo, a população estimada de meninos e meninas na faixa etária especificada é de 229.623 pessoas. O objetivo do Ministério da Saúde (MS) é que pelo menos 95% deste público-alvo seja contemplado, o que corresponde a 218.141 mil crianças.

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Martina Zanotti, não há registro de casos de pólio no Espírito Santo desde 1987 - e no Brasil desde 1989. Entretanto, isso não é motivo para relaxar.

“Embora a poliomielite não seja registrada há pouco mais de 20 anos no Brasil, não podemos nos descuidar, pois ainda existe a possibilidade de reintrodução do vírus, que ainda circula em alguns países da Ásia e África”, afirma a coordenadora.

A vacina é rápida e indolor. São duas gotinhas administradas via oral. Mas deve ser evitada por crianças com infecções agudas, febre, diarreia, vômito, com hipersensibilidade à estreptomicina ou eritromicina, imunologicamente deficientes ou que apresentou alguma reação anormal.

A vacina protege contra os três sorotipos da poliomielite (I, II e III) e tem eficácia de até 95% quando recebidas três doses.

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014