Geral

Espírito Santo supera meta de vacinação contra gripe

Apesar disso, a campanha de vacinação contra a gripe ainda não atingiu a meta em 25 municípios do Estado

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza termina nesta sexta-feira (15) na maioria dos municípios do Espírito Santo e a meta de vacinar pelo menos 90% do público-alvo, conforme recomenda o Ministério da Saúde, já foi superada pelo estado. Das 786.693 pessoas que compõem os grupos prioritários com meta, 710.385 (90,30%) haviam sido imunizadas até essa quinta-feira (14). Nos grupos prioritários sem meta foram aplicadas 172 mil doses, totalizando 882.385 pessoas vacinadas.

Leia também:
- Campanha de vacinação contra a gripe ainda não atingiu a meta em 25 municípios do Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) comemora o resultado, mas reforça que permanece a orientação de prorrogar a vacinação até o dia 22 de junho naqueles municípios que não atingirem a meta até esta sexta-feira (15). “Isso porque é importante que o estado alcance uma cobertura alta e homogênea. Isso significa que todos os municípios precisam alcançar uma boa cobertura vacinal, pois a falta de homogeneidade pode gerar aumento do número de casos da doença”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, acrescentando que dos 78 municípios capixabas, 58 haviam atingido a meta até essa quinta (14).

Para esta semana a mais de vacinação, a Sesa ressalta que é importante os municípios continuarem vacinando os grupos prioritários, em especial crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades. É que dentro do grupo prioritário, esses grupos são os que apresentam maior risco de complicações caso contraiam o vírus da gripe.

As cidades que não atingiram a meta são: Linhares, Sooretama, Afonso Cláudio, Santa Maria de Jetibá, Vitória, Guarapari, Serra, Vila Velha, Cariacica, Boa Esperança, Água Doce do Norte, São Mateus, Pinheiros, Nova Venécia, Montanha, Pedro Canário, Barra de São Francisco, Piúma, Marataízes, Iúna, Bom Jesus do Norte, Muqui, Ibitirama, Atílio Vivácqua e Apiacá.

A partir do dia 25 de junho, caso haja disponibilidade de vacinas nos municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de 5 a 9 anos de idade e adultos de 50 a 59 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Para os municípios que terminarem esta sexta-feira (15) tendo vacinado pelo menos 90% de sua população alvo, cumprindo, assim, a meta da campanha, e tiverem doses remanescentes, a estratégia de ampliar a vacinação para esses outros dois públicos já pode ser adotada a partir de segunda-feira (18).

Cobertura por Região de Saúde
(até essa quinta-feira, 14 de junho)

Metropolitana: 87,53%
Norte: 87,77%
Sul: 95,03%
Central: 95,95%

Pontos moeda