5/5/2013 às 8h44 - Atualizado em 5/5/2013 às 9h9

Morro do Penedo poderá se tornar parque para visitação

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

Divulgação/PrefeituraAinda está em andamento o projeto para que sejam feitas as adequações que tornarão o Monumento Natural Municipal Morro do Penedo, em Vila Velja, num local de visitação. Circuito aéreo de passarelas, deques, mirante e restauração da casa de pedra são algumas das intervenções previstas.

O projeto conceitual prevê acesso ao parque pelo mar, através da instalação de um pier flutuante que dará acesso à praia do Penedo, além da construção de passarelas suspensas que ficarão sobre a mata, possibilitando a contemplação da vegetação e dos animais nativos. Está previsto também a implantação de Centro de Vivência, trilhas para passeio ecológico, cais flutuante e pórtico de entrada.

Estuda-se ainda a instalação de uma torre de acesso entre o Morro da Urca e do Penedo, de um sistema de captação de água da chuva, e a restauração da casa de pedra com museu.

O projeto conceitual foi finalizado no primeiro semestre de 2012. E março deste ano, o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, o secretário de Meio Ambiente, Alberto Pêgo, e técnicos da Prefeitura, visitaram a área. “Esta é uma das três Unidades de Conservação de Vila Velha e nossa intenção é torná-la um local onde a visitação seja possível evidenciando as riquezas naturais, além de criar mais um atrativo turístico para o Estado”, disse o secretário Alberto Pêgo durante a visita.

Contudo, de acordo com a secretaria de Meio Ambiente, de Vila Velha, não há prazo específico para que o projeto executivo seja finalmente contratado.

Carcaterísticas do Morro do Penedo

Localizado às margens do canal da baía de Vitória, na foz do rio Aribiri o monumento foi criado pelo Decreto Nº 071/07 e regulamentado pela Lei Nº 4.930/2010. Em uma área de 187.888,97 m², consiste de um maciço rochoso litorâneo de extrema beleza, de formação granítica e gnáissica e a cobertura vegetal trata-se de um remanescente de Mata Atlântica. O Morro apresenta em torno de 132 metros de altitude e relevo forte ondulado e escarpado, consistindo em um monumento natural de referência turística e cultural para todo o Estado do Espírito Santo.

Quantos aos aspectos naturais, a formação rochosa do Morro do Penedo é composta por vegetação remanescente de Mata Atlântica, bioma que se localiza sobre a imensa cadeia montanhosa litorânea que ocorre do oceano Atlântico, reside nas Serras do Mar e da Mantiqueira, abarcando os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo (RIZZINI, 1997). O mesmo autor cita o termo Scrub para essas formações vegetacionais de Mata Atlântica que se apresentam sempre verdes em manchas dispersas e ocorrem nas rochas da orla marítima.
 

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014