12/7/2013 às 14h6 - Atualizado em 12/7/2013 às 14h24

Pedágio da Terceira Ponte: Tarifa cai mais de 50% e valor será de R$ 0,80 para carros

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

ReproduçãoO novo valor do pedágio da Terceira Ponte para veículos de passeio passará de R$ 1,90 para R$ 0,80. Já para motos, a tarifa de R$ 0,90 passa para R$ 0,40 e para caminhões leves, a tarifa de R$ 3,80 passa a custar R$ 1,60. 

Os valores foram divulgados pela Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi) na tarde desta sexta-feira (12).

A partir da entrega dos cálculos da Arsi, caberá a Justiça determinar o dia em que a nova tarifa passará a ser cobrada. O novo valor do pedágio ficará em vigor enquanto durar a auditoria do contrato de concessão do pedágio, firmado entre o Governo do Estado e a Rodosol em 1998. A auditoria será realizada pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES).

Na última terça-feira (09), a Justiça determinou que a Rodosol, concessionária que administra a Terceira Ponte, só deve cobrar tarifa suficiente para cobrir os custos de manutenção dos serviços da ponte.

O governo confirmou a entrega de toda a documentação referente à auditoria. De acordo com o conselheiro Domingos Taufner, para dar andamento aos trabalhos na Corte de Contas, foi instituída uma equipe multidisciplinar formada por servidores do TCES para que, no prazo de 90 dias a auditoria seja concluída. De acordo com o governador Renato Casagrande, “a decisão da justiça é equilibrada e fortalece a auditoria

Prejuízos devem ser pagos por seguradora, defende governo

O governo defende que os prejuízos decorrentes dos dias em que a cobrança do pedágio deixou de ser realizada na Terceira Ponte sejam arcadas por uma seguradora, contratada pela Rodosol, conforme prevê o contrato de concessão.

O pedágio da Terceira Ponte foi suspenso por oito dias, depois que as cancelas e cabines foram destruídas ao fim de uma manifestação popular, realizada no dia 20 de junho, que reuniu 100 mil pessoas nas ruas da capital.

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