27/9/2013 às 13h49 - Atualizado em 27/9/2013 às 13h50

Crianças especiais em momentos especiais

Fabrícia Kirmse
Redação Folha Vitória

Kadosh Fotografia

Veja a galeria de fotos do trabalho da Kadosh Fotografia. Clique aqui.

Fotografar uma criança e captar sua essência e seus melhores momentos requer sensibilidade e talento. Fotografar crianças com necessidades especiais não é diferente e exige do profissional um algo mais. “O fundamental é conhecer o universo dessa criança especial, entender seu tempo, seu ritmo, respeitando as diferenças, mas a enxergando sempre como uma criança simplesmente porque é isso mesmo que ela é, uma criança. A forma de manifestar os sentimentos pode até ser um pouco diferente, mas, em essência, elas são iguais às outras”, diz a fotógrafa Ayeska Teixeira Nunes de Sousa, da empresa Kadosh Fotografia.

Ela, juntamente com o marido, Adriano Nunes de Sousa Filho (também fotógrafo), foi até São Paulo participar de um programa que capacita profissionais latino-americanos para fotografar os pequenos com necessidades especiais e ajuda ainda a combater o preconceito contra crianças e adultos com deficiências por meio das imagens. É o Special Kids Photography Brasil, um projeto iniciado nos Estados Unidos em 2000 pela norte-americana Heidi Lewis e trazido ao nosso país a partir de 2009 pelas lentes do fotógrafo Rubens Vieira.

“No workshop realizado em São Paulo, não aprendemos técnicas de como fotografar uma criança especial, mas fundamentalmente compreendemos a rotina desses pequenos, as adaptações e estímulos que devemos fazer para captar a essência deles. O mais importante é entender o tempo dessa criança, conhecer seu universo, seu jeito de ser, para tirar o melhor dela. Não é muito diferente de fotografar uma criança sem necessidade especial. O importante é ter sensibilidade”, avalia Ayeska.

E o resultado do trabalho, como você vê nas fotos desta matéria, é encantador. “As fotos ficam lindas, mostram os melhores momentos dessas crianças. Vejo o resultado exatamente como o de qualquer outra criança”, pontua a fotógrafa, que também faz fotos de gestantes, família, festas de crianças, acompanhamento infantil, entre outros.

No final das contas, as lindas imagens captadas pelos profissionais ajudam a acabar com estigmas, vencer preconceitos e minimizam as diferenças. “É um trabalho realmente fantástico, rico, cheio de boas surpresas e com muitas possibilidades. Vale muito a pena”, conclui Ayeska.

Serviço:
Kadosh Fotografia |
www.kadoshfotografia.com | facebook.com/kadoshfotografia
Telefones: 9993 7862 . 3033 0801 . 9896 2787

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014