7/10/2013 às 8h57 - Atualizado em 7/10/2013 às 11h44

Mais de três mil vagas em cursos técnicos no ES. Saiba como se inscrever no Ifes

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

DivulgaçãoO Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está oferecendo cerca de 3.044 vagas em cursos técnicos, distribuídos nos 17 campi da instituição. Os cursos são nas modalidades integrado ao ensino médio, concomitante, subsequente e vagas remanescentes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos – Proeja.

As inscrições começaram no dia 1º de outubro e vão até 3 de novembro, sendo o dia 4 de novembro o último para o pagamento da taxa, no valor de R$ 51. Os candidatos têm de 1º a 25 de outubro para solicitar a isenção, no momento da inscrição.

Podem ficar isentos da taxa para os cursos técnicos integrados ao ensino médio de todos os campi e para o curso concomitante do campus de Alegre aqueles que tiverem estudado as últimas duas séries do ensino fundamental em escola pública, ou particular como aluno bolsista (em função de carência socioeconômica).

No caso dos cursos técnicos concomitantes, subsequentes e Proeja, o candidato deverá ter estudado as últimas duas séries do ensino médio em escola pública, ou particular como bolsista (também em função de carência socioeconômica).

É necessário apresentar a documentação solicitada no edital no campus onde o aluno tem interesse de estudar ou enviá-la para a Gerência de Processos de Seleção, no Campus Vitória. O resultado da avaliação dos pedidos sai no dia 25 de outubro.

As provas do Processo Seletivo 1/2014 serão objetivas e estão marcadas para 8 de dezembro. A lista dos aprovados será divulgada em 30 de dezembro e as aulas começam no primeiro semestre do ano. Veja a página dos editais.

Modalidades
Os cursos técnicos integrados ao ensino médio são oferecidos somente a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental. Neles, o aluno é conduzido à habilitação profissional técnica de nível médio, em curso único, realizado de forma integrada e interdependente. Não será possível concluir o ensino médio de forma independente da conclusão do ensino técnico ou o contrário. No caso do Proeja, além do ensino fundamental completo, o candidato deve ter 18 anos e não possuir diploma do ensino médio.

Nos cursos técnicos concomitantes, o aluno faz somente o ensino técnico no Ifes. O candidato pode ter o diploma do ensino médio ou estar matriculado no ensino médio em outra escola, sem dependência – a concomitância pode acontecer em uma determinada série, dependendo do curso ofertado. Ao final, o aluno obterá o diploma técnico.

Já os cursos técnicos subsequentes são ofertados exclusivamente para quem tenha concluído o ensino médio, enquanto o curso técnico na modalidade Proeja – Vagas Remanescentes tem como pré-requisitos idade mínima de 18 anos completos até a data da matrícula e ensino médio completo. As vagas são remanescentes de editais anteriores, destinadas dentro do Proeja.. O curso terá a diplomação e certificação ao seu final. Como se trata de curso único, não será possível a certificação do ensino médio de forma independente da conclusão do ensino técnico de nível médio e vice versa.

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014