25/11/2013 às 19h44 - Atualizado em 25/11/2013 às 19h44

Estudante capixaba participa da X Jornada Espacial Brasileira

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

A estudante do 2° ano do Ensino Médio do Centro Educacional Primeiro Mundo, Júlia Corrêa Ramos, 17 anos, vai participar da X Jornada Espacial Brasileira, em Natal/RN. Júlia está entre os 70 estudantes brasileiros que participam da Jornada e foi convidada a participar do evento realizado entre os dias 08 e 13 de dezembro, após ter um bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA!).

A Jornada Espacial é um evento realizado pelo Programa AEB Escola, em parceria com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, o Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE e o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno - CLBI, para premiação de alunos que se destacaram na OBA!.

No evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer as atividades espaciais nacionais por meio de palestras, oficinas e visita às instalações do CLBI, em Natal.

Entre as palestras destacam-se a do astronauta brasileiro Marcos Pontes e as de especialistas do Inpe, IAE, ITA, CLBI e AEB, entre outros. Nas palestras serão abordadas as temáticas relativas à astronomia, foguetes, satélites e suas aplicações.

O Programa Espacial Brasileiro só era conhecido por uma pequena parcela da população, apesar dos significativos benefícios à sociedade. Foi a partir da criação do Programa AEB Escola, iniciativa da Agência Espacial Brasileira (AEB), que esta situação começou a mudar. Um dos objetivos do Programa é levar a temática espacial para as salas de aula de milhares de escolas. Neste contexto, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA!), realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a AEB, destaca-se como importante parceira nas atividades desenvolvidas pelo Programa, posto que sua atuação nas escolas públicas e privadas, abrangem todos os estados.

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014