18/12/2013 às 8h24 - Atualizado em 18/12/2013 às 8h59

Chuva dá trégua e Rio Bananal precisa de ajuda para calcular número de desabrigados

TV Vitória
Redação Folha Vitória

Divulgação

Foto: Reprodução do Facebook/ Welder Bindaco

Após as fortes chuvas que atingiram Rio Bananal no final da tarde de segunda-feira (16) e durante esta terça-feira (17), que alagaram grande parte do município e chegaram até a arrastar uma casa, a situação começa a se normalizar no início da manhã desta quarta-feira (18).

Em entrevista ao Programa Fala Manhã, da TV Vitória/ Record desta quarta-feira, a coordenadora da Defesa Civil de Rio Bananal, Eloíza Helena Grassi, conta qual é a situação do município. “Nós começamos hoje um trabalho com as equipes da Prefeitura Municipal e da Defesa Civil, inclusive os civis estão ajudando a limpar a cidade por que ficou um estrago. A água já baixou, o rio ainda não está normal, mas já está quase. Precisamos fazer um grande trabalho de limpeza na cidade. Foi uma destruição total no município. Nós estamos saindo agora do interior para fazer um levantamento do estrago”.

Veja a galeria de fotos dos estragos causados pela chuva no Estado. Clique aqui.

Eloíza afirma que ainda não sabe o número exato de desabrigados “Nós não temos um número preciso por que ainda precisamos confirmar e estamos resgatando algumas pessoas. São aproximadamente entre 250 e 300 pessoas desabrigadas, muitas casas destruídas, muitas pessoas que tiveram as casas atingidas com desmoronamentos de terra ou parte das casas destruídas.”

Para quem quiser e puder ajudar Rio Bananal, a coordenadora da Defesa Civil indica o que é importante doar. “Nós estamos precisando hoje de água, colchões, material de limpeza e roupas por que os supermercados e as lojas acabaram. Literalmente não sobrou nada do comércio. Nós já recebemos apoio de alguns municípios. Estamos montando postos de coletas por que ficamos praticamente ilhados. Nós contamos muito com a Defesa Civil Estadual para nos ajudar, contamos muito com o Corpo de Bombeiros, que teve uma grande participação no resgate das pessoas. Eu também fiquei ilhada, eu e toda a equipe. O serviço só começou no final da tarde. A situação ficou caótica, a água invadiu totalmente o município. Rio Bananal está precisando muito da solidariedade do povo capixaba.”

A Defesa Civil está divulgando dois contatos para quem quiser ser voluntário ou puder ajudar

Telefone da Prefeitura de Rio Bananal - (27) 3265- 2900
Telefone da Defesa Civil de Rio Bananal – (27) 9 9279- 0367

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014